Você tem a sensação de que sai de um relacionamento e entra em outro, mas se depara com os mesmos problemas? Você se encontra em relações que repetem certos padrões, como falta de compromisso, traição, relações de poder desiguais, medo e inseguranças? Talvez até se identifique como “dedo podre”, não é mesmo?

 

Se for seu caso, talvez seja a hora de pensar sobre como anda a qualidade dos seus relacionamentos amorosos. Acompanhe essa post para entender como você pode estar encarando as suas relações amorosas, e o que é possível fazer de diferente.

 

 

Diferentes pessoas, mesmos relacionamentos

É só uma questão de gosto quando selecionamos um(a) parceiro(a), ou há critérios de maior importância que orientam a busca por certas pessoas para se relacionar? Acho que essa pergunta é um bom ponto de partida, pois aponta para quem somos, quem gostaríamos de ser e como nos posicionamos no mundo. 

 

A pessoa que você quer ao seu lado tem a ver com quem você é hoje em dia, ou com quem você gostaria de se tornar? Nesse relacionamento, você se comporta do mesmo modo que em outras relações cotidianas?

A escolha de estar com alguém é livre, mas nem sempre temos consciência disso quando agimos no modo automático. E isso acontece quando o maior foco é buscar no outro uma completude, um ideal de companhia que complementaria ou supriria um lugar que ninguém, ao não ser a própria pessoa, conseguiria ocupar.

E agora, como conseguir sair desse modo automático e parar de ter relacionamentos ruins?

 

COMO MELHORAR A QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS

 

AVISO: Não darei uma fórmula pronta para essa pergunta, mas levantarei algumas hipóteses e reflexões que possam te ajudar a chegar nas próprias respostas. Vamos lá!

 

Sair de um relacionamento e cair em outro, sem ter um tempo para entender o que se passou, significa arriscar repetir a mesma história, e isso por causa de alguns fatores:

 

1) Você só lê sinais que apontariam que aquela pessoa é ideal para você, enquanto ignora outros que contradizem essa certeza. Entendo que no início vemos o outro com lentes cor de rosa, mas muito dessa lente está sendo colorida pelas nossas expectativas. Já parou para pensar quais são as suas expectativas nos relacionamentos? Elas são realistas, e estão sendo respeitadas?

 

2) Você não consegue perceber sendo a si mesmo em certos relacionamentos. Muitas vezes a pessoa se perde na outra ou naquilo que acha que deveria ser, para manter o afeto de quem se ama. Chega num ponto de emaranhado: eu sou o casal, eu sou alguém para o outro, mas quem eu sou para mim mesmo(a)?

 

3) Você fica na esperança de que o outro irá mudar. As vezes até consegue perceber que tem algo te desagradando, mas quer dar um voto de confiança que o outro irá se transformar naquela pessoa incrível que você tanto deseja ter ao seu lado. É difícil aceitar as coisas como elas se apresentam, mas por vezes é necessário “cair na real”.

 

4) Você sabe qual é o (seu) sentido de estar um relacionamento amoroso? Talvez seja algo que você aprendeu ser necessário ter para não acabar sozinho(a) na vida, ou talvez estar só, com sua solitude, é algo estranho e causa medo. Se questionar é se colocar de modo ativo nas escolhas por relacionamentos, e não somente aceitar aparências e promessas.

 

 

Se ao fim desta postagem, você se percebeu confuso(a), com mais dúvidas ou se identificou de alguma maneira, talvez seja uma boa hora para buscar ajuda profissional. Uma psicóloga irá facilitar o processo de autoconhecer-se, e de cultivar a boa autoestima, a fim de sair de um padrão de relacionamentos de baixa qualidade.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

A plataforma que conecta terapeutas e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Avaliação de consulta

Receba o contato profissional com uma avaliação e o valor de sua consulta hoje mesmo!

Programa Apoiar (páginas)

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha

Olá, visitante

Terapia por cidades