fbpx

Dar limites ao filhos é importante?

As crianças precisam de regras para se sentirem seguras. Precisam de conhecer os seus limites, até mesmo para poderem ser autónomas. Saber o que é esperado, ajuda as crianças a desenvolver um controlo interno e a um funcionamento dentro de um sistema de regras.

Dizer não aos filhos é difícil, mas dizer sim o tempo todo pode transformar uma criança mimada em um adulto sem autonomia, eternamente dependente dos pais.

Com a ausência de ensinamentos a criança cresce com uma imagem deformada da vida, pois, entenderá que todos a sua volta tem a obrigação de satisfação.


PsicoMed no Facebook
 

Obediência – Pais que acatam e aceitam todos os comportamentos e exigências do filho; Medo – Temem em frustrar a criança, porque acreditam que com isso possa ocorrer uma repercussão negativa na personalidade do filho, o que acontece é o inverso do desejado; Assertividade – Não sabem dizer não; Culpa – Possuem pré-disposição para sentirem-se culpados; Resistência – Mesmo tendo provas de que o filho está errado eles resistem em considerar a realidade, e acham que a criança está sempre com a razão; Repreensão – Os pais sabem da importância da repreensão, mas esta atitude só cabe aos filhos dos outros e não aos deles; Permissividade – Por meio da permissividade dos pais a criança não aprende a ter obediência, e assim, também não aprende a ter autocontrole.

Com estas atitudes os pais pensam estar fazendo o bem, mas ficam em débito com os filhos. Para a criança – é importante que conviva bem com as outras pessoas desde cedo.

0

Artigos relacionados

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp