fbpx

Com o surgimento de dezenas ou até centenas de técnicas terapêuticas que estamos presenciando nesses últimos tempos, o que eu acho muito bom e não ruim, precisamos ter o cuidado para não confundir conceitos e alimentarmos algum tipo de pré-conceito em virtude de pura desinformação.

Com a psicanálise isso acontece muito, pois um dos termos muitos utilizados na psicanálise é a regressão, e quando falamos disso, na mente de muitas pessoas vem logo a ideia da Regressão de Vidas Passadas ou TVP – Terapia de Vidas Passadas, o que não tem nada a ver com o conceito psicanalítico.

Então vamos ver se conseguimos colocar cada coisa em seu devido lugar e tentar esclarecer esses termos que pode se referir a coisas bem diferentes entre si.

O termo Terapia de Vidas Passadas foi utilizado pelo Doutor em Psicologia Morris Netherton, em 1967, quando desenvolveu um método próprio de hipnose, que designou como Hipnose Ativa. O fundamento dessa abordagem extrai da hipnose regressiva o seu fundamento: em estado alterado de consciência, o cliente regressaria a um passado além do limite da vida atual, ou seja, acessaria suas vidas passadas.


PsicoMed no Facebook

Já na psicanálise o termo “Regressão” tem um significado completamente diferente, para Freud o criador da Psicanálise, a regressão enquadra-se dentro dos processos de defesas do sistema pré-consciente que designa o processo de retorno a uma fase anterior do desenvolvimento psicossexual como uma tentativa de escapar de impulsos inconscientes inaceitáveis. Por exemplo, um indivíduo regredido para a fase oral, pode apresentar sintomas de comer excessivamente.

Dessa forma, podemos entender melhor a aplicação desses dois conceitos em seus respectivos contextos e assim evitarmos entendimentos equivocados que muitas vezes ocorrem em relação a conceitos e técnicas psicanalíticas.

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp