Hoje estamos sempre sendo bombardeados com assuntos relacionados ao autocuidado, rotina saudável e a famosa frase: E a terapia, está em dia? Parece que a terapia também tem sido parte de um ckeck-list de imperativos que nos fazem querer rever nossos comportamentos diários.
É claro que o assunto terapia e saúde mental tem sido muito mais abordado pelas pessoas e veículos midiáticos o que por um lado é importantissimo para que possamos diminuir conceitos e preconceitos relacionados ao cuidado emocional. Isso para os profissionais de saúde é um grande sucesso e avanço, e principalmente para todos os que reconhecem a saúde mental como alvo de cuidado e importâmcia.
Sendo assim, porque fazer terapia?
Desde a infância e nosso desenvolvimento infantojuvenil vivemos em constante relação com o outro, aquele que nos nomeia, que nos ensina sobre o mundo, que nos orienta pelo caminho do que é o mundo e a vida. Ao passo que vamos crescendo, vamos também indentificando nossas emoções, desejos, vontades e medos. Acontece que as emoções e afetos são aprendidas ou não, e por vezes não são tratadas com o mesmo cuidado que a saúde fisica por exemplo, com idas sempre ao médico para fazer um checkup constante, cuidado com as vacinas, entre outras coisas.
O processo terapêutico está relacionado a um método de escutar a si mesmo, suas contradições, seus traumas, seus medos, suas dúvidas e até as coisas que você pode considerar mais estranhas a si mesmo. Trata-se de cuidar e pensar sobre suas subjetividades para entendê-las, compreendê-las e ao passo disso modificá-las se esse for o seu desejo. Relaciona-se a um entendimento que pode ser liberta(dor) conferindo autonomia em algum nível.
Será que seu comportamento, pensamento, atitudes e seus relacionamentos estão envolvidos com a sua constituição e seu modo de colocar-se no mundo, dos quais nunca foram tratados com os cuidados necessários como entender seus limites, o tipo de pessoa que gostaria de ser e a que gostaria de ter em seu convivio? Tudo isso de maneira particular, ou seja, partindo de um lugar do qual você pode nomear, e dar outros significados as coisas que lhe fazem bem ou as que não fazem mais tanto sentido em sua vida.
Se essa jornada lhe parece complicada e misteriosa, permita-se perceber que não é tanto assim, não diriamos que é sempre uma caminhada tranquila de fim de tarde, pode haver também algumas tempestades mas haverá sempre alguém para orientar novos caminhos e ajudar-lhe a descobrir que até mesmo a chuva tem uma função importante no nosso caminho.
Então, se você é alguém que tem desejo de mudança, de coisas novas, de conhecimento, de escutar e poder reescrever sua própria história acho que a terapia é pra você.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.