fbpx

Transtorno de Ansiedade

Os transtornos de ansiedade envolvem um angustiante estado de nervosismo crônico, porém flutuante, cuja gravidade é desproporcional às circunstâncias da pessoa. Os transtornos de ansiedade são o tipo mais frequente de transtorno mental e acredita-se que atinjam por volta de 15% dos adultos nos Estados Unidos. No entanto, muitas vezes os transtornos de ansiedade não são identificados pelas pessoas afetadas nem pelos profissionais de saúde, o que faz com que essas pessoas raramente recebam tratamento. Os transtornos de ansiedade incluem

  • Transtorno de ansiedade generalizada
  • Ataques de pânico e síndrome do pânico
  • Transtornos fóbicos específicos

Causas

 As causas dos transtornos de ansiedade não são completamente conhecidas, mas pode haver o envolvimento dos seguintes fatores

  • Fatores genéticos (incluindo histórico familiar)
  • Ambiente (como, por exemplo, vivenciar um evento traumático ou estresse)
  • A constituição psicológica
  • Uma doença física
  • Um transtorno de ansiedade pode ser iniciado por estresses causados pelo meio, como o fim de um relacionamento importante ou a exposição a um desastre com risco à vida.
  • Um transtorno de ansiedade pode se desenvolver quando situações estressantes provocam respostas inadequadas, ou quando a pessoa é subjugada pelos acontecimentos. Por exemplo, algumas pessoas entendem que discursar em público é uma atividade estimulante. Outras, no entanto, odeiam essa atividade, e são tomadas por ansiedade, com sintomas como sudorese, medo, aumento da frequência cardíaca e tremores. Pessoas sujeitas a essas reações podem evitar falar mesmo diante de um grupo pequeno.

Sintomas

A ansiedade pode surgir subitamente, como em crises de pânico, ou gradualmente no decurso de minutos, horas ou dias. A duração da ansiedade pode variar muito, de alguns segundos a vários anos. Pode haver variação de intensidade, desde uma angústia quase imperceptível até um ataque de pânico muito grave, durante o qual a pessoa pode sentir falta de ar, tontura, aumento da frequência cardíaca e agitações (tremor). Os transtornos de ansiedade podem ser muito angustiantes e interferir na vida da pessoa a ponto de causar depressão. Pessoas com transtornos de ansiedade (exceto no caso de fobias muito específicas, como medo de aranha) têm pelo menos duas vezes mais probabilidade de desenvolver depressão do que pessoas que não têm transtornos de ansiedade. Algumas pessoas com depressão desenvolvem um transtorno de ansiedade.

Tratamento

Tratamento da causa, caso seja adequado Psicoterapia Terapia medicamentosa

O estabelecimento de um diagnóstico preciso é importante, uma vez que os tratamentos diferem de acordo com o tipo de transtorno de ansiedade. Além disso, os transtornos de ansiedade devem ser diferenciados da ansiedade que ocorre em muitos outros transtornos de saúde mental, que envolvem diferentes abordagens de tratamento.

Psicólogos Recomendados

Sabemos que os benefícios da psicoterapia são inúmeros. Ficamos felizes que você esteja buscando melhorar a sua saúde emocional e psicológica.
Confira alguns de nossos especialistas que irão lhe ajudar:

Faça de sua saúde mental prioridade.

Você tem interesse em aprender a realizar mudanças em sua vida de forma eficaz?  Comece hoje!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Cresta Help Chat
Send via WhatsApp

Login

{"cart_token":"","hash":"","cart_data":""}