
A Psicoterapia Breve é um tratamento de natureza psicológica, de inspiração psicanalítica, cuja duração é limitada, buscando obter uma melhora da qualidade de vida em curto prazo, escolhendo um determinado eixo de problemas mais urgentes e focando os esforços na sua resolução.
A Psicoterapia Breve é um tratamento de natureza psicológica, de inspiração psicanalítica, cuja duração é limitada, buscando obter uma melhora da qualidade de vida em curto prazo, escolhendo um determinado eixo de problemas mais urgentes e focando os esforços na sua resolução.
Psicoterapia é uma técnica psicoterapêutica, que visa trabalhar problemas de natureza emocional, com o objetivo de remover, modificar ou retardar sintomas existentes, interferir em padrões perturbados de comportamento, promover o desenvolvimento e crescimento positivo da personalidade.
A psicoterapia breve baseia-se no “tripé” foco, atividade, planejamento. A especificidade da psicoterapia breve é atingir os objetivos terapêuticos em um prazo bem mais curto de tempo.
Enquanto num tratamento padrão o prazo é indeterminado, na Psicoterapia Breve, obviamente a questão do tempo é um fator importante. Sabe-se de antemão que há um prazo, combinado entre paciente e terapeuta, a ser cumprido. Em nossa clínica este tempo máximo é de um ano. Terminado este prazo encerra-se o tratamento. Trabalha-se juntamente com o paciente a questão da finitude e dos limites.
O número de sessões semanais não diverge do tratamento psicanalítico padrão. Quando necessário esse número pode aumentar para dois ou mais dias. Após o término da terapia, marca-se um retorno após alguns meses para avaliação. Acredita-se que o trabalho terapêutico continua, mesmo depois do encerramento.
Na Psicoterapia Breve o terapeuta tem um papel mais ativo. O vínculo paciente-terapeuta é mais realista e definido, pois se evita situações persecutórias e ou regressivas, bem como a dependência do paciente em relação ao terapeuta. Experimenta-se uma proximidade afetiva, favorecendo uma transferência afetiva positiva maior. Evita-se o prolongamento excessivo dos silêncios como recurso para se utilizar operativamente o tempo disponível.
Dentro ainda de um papel mais ativo, há uma preocupação em perceber o paciente como um todo: sua postura corporal, seus gestos, como se apresenta antes e durante as sessões.
Este requer atenção para aspectos conscientes e inconscientes, e permite: sentir a demanda do paciente, a estabelecer o foco, e perceber se o paciente tem boa capacidade de obter insights.
Você tem interesse em aprender a realizar mudanças em sua vida de forma eficaz? Comece hoje!
Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.
© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.
Curta nossa página
Especialidades
Algumas Cidades
Login