Estamos (novamente) diante de um luto coletivo pela perda de uma pessoa famosa e que representa grande parte dos brasileiros. Marília Mendonça era porta-voz de muitas mulheres, demonstrava sua vulnerabilidade, era “gente como a gente” e isso gera identificação, inspiração, proximidade. Ela estava presente na casa de muita gente, ela estava no cantarolar distraído até o expressar com fervor da sofrência, ela foi trilha sonora para muitos momentos e memórias afetivas.

Além disso, tem a tragédia da morte inesperada, aquela que nos coloca em choque, revolta e indignação; que ameaça nossa sensação de segurança; que nos desampara; que escancara nossa fragilidade e finitude. Não tem acordo, não tem prece, não tem despedida, não tem explicação – não tem sentido -. E fica tudo aquilo que não foi, o show que não aconteceu, o lar que não voltou, o abraço que não deu, o filho que não verá crescer.
Foi ela, mas poderia ser eu, poderia ser você.

Olhar para a morte sem véu nos causa angústia, medo, mas também acende uma chama para fazer diferente. Para correr menos e amar mais. Para se preocupar menos e valorizar mais. Para planejar menos e estar presente mais. Que essa consciência da finitude também possa perdurar mais.

Para quem já estava vivenciando um luto, pode sentir a dor intensificar nesse momento, reviver sentimentos que talvez já estivessem organizados. Faz parte. A comoção, o tema da morte o tempo todo, gatilhos, sensação de desamparo e toda indignação que a morte traz. Se permita.

Nem todo mundo vai (novamente) entender a comoção das pessoas por essa morte, nenhuma morte está ilesa de comparações ou invalidações – infelizmente. Mas a dor é exclusivamente de quem sente, só quem sente sabe dos seus motivos, afetos, histórias. Só quem sente sabe onde a ferida pode ser cutucada de novo. E isso é motivo suficiente para saber que “todo mundo PODE sofrer.” 🤍

Texto por: @psibranquinho

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha