O paciente deve pagar pela falta na sessão de terapia? Não é algo comum, mas todo paciente já teve de faltar à uma sessão de terapia com o seu Psicólogo.

É normal cobrar pelo cancelamento e falta na sessão de terapia?

Sim, é completamente normal e muito comum os Psicólogos cobrarem o valor total de uma sessão se ela for perdida.

Aqui vou ajudá-lo abordando alguns tópicos importantes relacionados aos cancelamentos e faltas:

  • Todos os Psicólogos tem política de cancelamento?
  • Quanto eles cobram pela falta de um paciente?
  • Como os Psicólogos implementam uma política de cancelamento?

Primeiro é necessário diferenciar cancelamento de falta, que são dois comportamentos diferentes:

  • Cancelamento: quando um paciente comunica com antecedência um pedido de suspensão de sua sessão de terapia, mesmo que seja em curto prazo (normalmente em menos de 24h antes do início da sessão);
  • Falta: quando o paciente não comunica a sua ausência à sessão de terapia previamente agendada.

O que é uma política de cancelamentos e faltas?

Mesmo que cancelamento e falta se refiram a comportamentos diferentes, a maioria dos Psicólogos os trata da mesma maneira.

Uma política de cancelamentos e faltas permite ao Psicólogo definir claramente sobre o que pode acontecer se um paciente cancelar a sessão em menos de 24 ou faltar.

A maioria deles normalmente tem uma política por escrito de cancelamentos e faltas na sessão de terapia, onde estabelecem claramente os parâmetros e circunstâncias que a cobrança poderá acontecer.

Se o paciente e o seu Psicólogo não tem essa política por escrito, então o paciente não poderá ser cobrado.

Por que Psicólogos tem uma política de cancelamentos e faltas?

Psicólogos tem uma política de cancelamentos e faltas por três motivos principais:

  1. O tempo do Psicólogo é valioso;
  2. O progresso do paciente na terapia diminui;
  3. Outros pacientes perdem, afinal o cancelamento ou falta está tirando a vaga de outra pessoa disposta a aparecer e pagar pelo horário;

Ter uma política de cancelamentos e faltas garante que os pacientes levem o processo de terapia a sério, em vez de desperdiçar o tempo do Psicólogo, do próprio tempo e dinheiro.

Cancelamentos frequentes (3 ou mais em 6 meses ou 2 consecutivos) e/ou faltas poderão resultar no término do tratamento. Se você combinou com seu Psicólogo para ter sessões recorrentes, a próxima consulta recorrente permanecerá no calendário.

Sem uma política de cancelamentos e faltas em vigor, os pacientes da terapia provavelmente não compareceriam ou cancelariam com mais frequência.

Quanto o Psicólogo cobra pelo cancelamento ou falta na sessão de terapia ?

Cada Psicólogo desenvolve sua própria estratégia para isso.

  • Se o paciente estiver pagando um atendimento particular: pode ser cobrado o preço total ou uma porcentagem definida desde o início;
  • Se o paciente utiliza planos de saúde: cada plano tem suas próprias regras. Normalmente os planos de saúde não reembolsam os Psicólogos pelos cancelamentos e faltas. Nesse caso eles podem optar por cobrar diretamente do próprio paciente.

O preço que o Psicólogo escolhe cobrar depende exclusivamente dele. Em grande parte dos casos, o parâmetro utilizado é quanto eles podem cobrar de modo que não se sintam amargurados. Assim, eles não guardarão nenhum ressentimento em relação aos seus pacientes quando eles reaparecerem.

Claro, nem é preciso dizer que nutrir sentimentos amargos em relação aos pacientes provavelmente prejudicará o processo terapêutico, ou até mesmo provocar a sua finalização antecipada.

Existem exceções à política de cancelamentos e faltas?

Muitos Psicólogos abrem mão do pagamento na primeira vez que um paciente cancela ou falta na sessão de terapia. Isso oferece uma boa oportunidade de reiterar a política para que os pacientes estejam totalmente cientes da próxima vez que isso acontecer.

Eles também podem propor outras exceções na política de cancelamentos e faltas. Por exemplo, se um do pacientes sofre um acidente de carro, está ou tem um parente próximo doente, então eles renunciam à cobrança de uma sessão cancelada dentro de um curto prazo.

Porém, mesmo nesses cenários, é importante que o paciente comunique o Psicólogo, ao invés de simplesmente faltar. Por exemplo, se um paciente está com gripe há dias e simplesmente faltou à sessão sem avisar, é justo que o Psicólogo cobre pela falta.

Além desses tipos de exceções, a maioria dos cancelamentos e faltas ocorrem porque o paciente esqueceu-se de seu compromisso. Nesses casos a sessão sempre será cobrada.

Certifique-se de saber quais são as exceções que seu Psicólogo oferece antes de começar a fazer terapia.

Como um Psicólogo implementa uma política de cancelamentos e faltas?

A maioria dos Psicólogo têm uma política de cancelamentos e faltas, mas na hora de apresentá-las eles podem:

  • Simplesmente não mencioná-la ou;
  • Optar por renunciar ao pagamento.

Psicólogos que tem política de cancelamentos e faltas normalmente seguem estas regras:

  1. Usam termos de consentimento. Mencionam por escrito quais as circunstâncias em que os cancelamentos e faltas serão cobrados. Isto inclui o quanto e como a cobrança acontecerá;
  2. Repetem o acordo na primeira sessão. Sejamos honestos: na maioria das vezes nem lemos direito a papelada que assinamos. No início da primeira sessão, o Psicólogo deverá relembrar a política de cancelamentos e faltas;
  3. Lembram os pacientes da política quando eles cancelam ou faltam a sessão. Alguns dizem algo como: “só como um lembrete, eu cobro pelas sessões canceladas em menos de 24 horas, e enviarei uma fatura por e-mail”;
  4. Perguntam sobre dúvidas eventuais. Bons Psicólogos convidam o paciente a compartilhar quaisquer dúvidas ou preocupações sobre a política de cancelamentos e faltas durante a sessão seguinte. O paciente médio entende completamente a política;
  5. Irão querer saber mais a respeito se acontecer mais de uma vez. Todo mundo esquece e, eventualmente, perde um compromisso. Mas alguns pacientes cancelarão ou faltarão as sessões com bastante regularidade. Quando isso acontecer, o Psicólogo irá verificar as implicações terapêuticas: Como o paciente acha que a terapia está indo? Até que ponto eles aderiram ao processo? Há alguma mudança que seria útil para seu crescimento e sucesso?

Modelo de política de cancelamentos e faltas na sessão de terapia

Espero que você tenha achado essas dicas úteis no entendimento de como funciona uma política de cancelamentos e faltas de um Psicólogo. Eles são livres para redigirem a política da maneira que desejar, mas se gostaria de ter um exemplo, aqui está um modelo:

  • Cancelamentos e faltas:
    • “Uma vez que o agendamento de uma sessão envolve a reserva de um horário exclusivamente para você, um mínimo de 24 horas de antecedência é necessário para remarcar ou cancelar uma consulta”;
    • “Se por algum motivo você faltar ou uma sessão for cancelada com menos de 24 horas de antecedência, o valor total será cobrado”.

Tanto o paciente quanto o Psicólogo também devem perguntar se há a opção de se encontrarem virtualmente, caso alguma das partes não puder comparecer a uma sessão presencial.

Sempre avise seu Psicólogo se não puder ir à sessão

Se você tiver outros planos no dia da sua sessão de terapia, tudo bem! Mas o Psicólogo precisa saber com antecedência.

Assim que você souber que não pode fazer sua sessão, basta ligar (ou e-mail) ao seu Psicólogo para informá-lo o mais cedo possível. Ele apenas dirá que está tudo bem e vai remarcar com você para outro dia. Não seja um paciente ghost!

Desde que você cancele com mais de 24 horas antes da sessão, você não será cobrado. Você não estará prejudicando seu Psicólogo e não estará prejudicando outros pacientes.

Se você cancelar com menos de 24 horas de antecedência, será cobrado com base nos motivos explicados anteriormente. Mas ainda assim é importante que você avise seu Psicólogo, para que ele não fique preocupado com você.

Até a próxima! Desejo-lhe tudo de bom!

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