fbpx

Um estudo conduzido pelo grupo de trabalho ENIGMA MDD quebrou muitas noções de como a depressão afeta o cérebro.

A relação entre depressão e dano cerebral é especificamente revelada na saúde do hipocampo.

Estudos anteriores revelaram que uma relação distinta é o tamanho do hipocampo e da depressão, mas os grupos de teste nunca foram grandes o suficiente para produzir resultados definitivos.

O hipocampo comanda a criação de novas memórias, a formação de memórias de longo prazo e navegação espacial. Ele está localizado no lobo temporal medial do cérebro, também conhecido como centro da parte central inferior do cérebro.

O hipocampo está presente nas duas metades do cérebro é importante entender que o hipocampo não apenas forma e mantém memórias, mas é crucial no controle das emoções.

O ENIGMA realizou imagens de ressonância magnética (RM) que compararam as imagens de 1.728 pacientes com diagnóstico de depressão crônica às imagens de 7.199 indivíduos saudáveis.

Os pacientes diagnosticados com depressão crônica mostraram uma contração definitiva do volume do hipocampo, de até 1,24%. O professor Ian Hickie, coautor do estudo, explica a relação do hipocampo com as emoções de forma mais eloquente,

“Todo o seu auto senso depende de entender continuamente quem você é no mundo – seu estado de memória não é apenas saber como fazer o Sudoku ou lembrar sua senha – é todo o conceito que temos de nós mesmos… Nós vimos em muitos outros experimentos com animais, quando você encolhe o hipocampo, você não apenas muda a memória, como também modifica todos os tipos de comportamento associados a isso – portanto, o encolhimento está associado a uma perda de função”.


PsicoMed no Facebook

À medida que o hipocampo encolhe, suas lembranças podem se tornar mais negativas, tornando suas expectativas para o futuro igualmente sombrias. Torna-se um ciclo de auto-realização.

Não suprir sua perspectiva, limita a eficácia e funcionalidade do seu cérebro. Mais pesquisas devem ser feitas para examinar a reversibilidade desse tipo específico de dano.

Houve experimentos concretos revelando como a meditação e a ioga podem engrossar o tecido cerebral e desenvolver novas conexões neurais.

Embora o pensamento positivo e a vida consciente tenham sido reconhecidos como vitais para a saúde mental e espiritual, agora também se provou que é necessário para o seu eu físico.

Apenas mais uma razão para mudar sua perspectiva e iluminar sua visão!

Consulte um profissional e siga suas orientações, aqui na Psicomed você encontra muitos textos para te ajudar nessa questão.

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp