fbpx

O medo é um sentimento que todas as pessoas em algum momento de suas vidas sentem. Quando o medo traz desconforto, sofrimento, sintomas físicos (taquicardia, sudorese, etc) e perdas de oportunidade ou interfere na vida da pessoa, ele passa a ser denominado como uma fobia.

Atualmente, existem diversos tratamentos eficazes para as fobias. Uma forma de tratamento com sólidos achados científicos que atestam sua eficácia é a Terapia de Exposição (TE). Nela o paciente é exposto à fonte da sua ansiedade ou ao seu contexto sem que haja intenção de causar qualquer perigo, ajudando-o a superar os sintomas fóbicos.

A TE pode ser realizada tanto na situação real (in vivo) ou usando-se a imaginação. Estudos demonstram que ela é mais eficaz utilizando-se situações reais.

A exposição implica em um confronto direto e graduado aos objetos ou situações temidas, sendo que na maioria das vezes não se utiliza nenhuma técnica de relaxamento. Inicialmente se constrói uma hierarquia de situações temidas junto ao paciente, do item que causa menos desconforto e sofrimento ao item mais temido ligado ao objeto ou situação fóbica.


PsicoMed no Facebook

Nos estágios inicias da TE, as situações são enfrentadas geralmente na companhia do psicoterapeuta, até que possa ocorrer a habituação da ansiedade no item da hierarquia que está sendo confrontado. Após a exposição repetida e prolongada, que deve durar por aproximadamente 50 minutos, e quando a situação não eliciar mais altos níveis de ansiedade e desconforto, passa-se ao próximo item da lista de situações. O processo continua até o paciente poder enfrentar todos os itens da hierarquia com significativa redução da ansiedade e do desconforto. É importante que o paciente para avançar na hierarquia, sinta-se seguro, confiante e com o controle das situações anteriores, mantendo desta maneira, a crença de que pode conseguir seu objetivo final.

A TE é aplicada segundo o fundamento de que a ansiedade é uma resposta condicionada que tende a diminuir através da habituação durante a exposição sistemática aos estímulos temidos.

Portanto, se você tem algum medo persistente e que lhe traz sofrimento e perdas de oportunidades, procure um profissional para lhe ajudar a resolver isto. A Terapia de Exposição pode ser um caminho eficaz para esta dificuldade. Não deixe de procurar ajuda para seus medos.

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp