A saúde mental é um dos assuntos mais discutidos no momento, seja na mídia, nas empresas, nas conversas entre amigos, além de ser um conteúdo predominante nas mensagens em redes sociais.

Porém, quando o assunto é procurar um #Psicólogo, o profissional que auxilia neste cuidado, há muitas dúvidas, receios e até barreiras construídas que dificultam o acesso a este tipo de serviço.

A pouca divulgação do que seria a Psicoterapia pode contribuir para a construção destas barreiras. Bem como algumas convicções sociais de que deve-se ter alguma dificuldade psicológica ou psiquiátrica grave, severa e persistente para procurar ajuda, reforça este imaginário e distancia as pessoas de um serviço que tem tanto a contribuir.

Temos que partir de uma primeira afirmativa: as pessoas sofrem. Viver nesta organização social em que predomina o individualismo, a competição e o imediatismo gera muito sofrimento. Este sofrimento pode receber vários nomes que as indústrias foram criando (Ansiedade, Depressão, TDAH, etc). Mas para nós basta entender que este sofrimento vai ser definido e sentido de forma diferente por cada pessoa. Tendo em comum prejuízos que acarretam e dificuldades em acessar aquilo que é valioso, importante ou prazeroso para cada um.

Somado a isso estão as vivências, histórias de vida e de interações individuais que nos ajudam a entender como cada ser humano constrói a sua visão de mundo e a sua maneira de se relacionar.

O Psicólogo é o profissional que a partir de uma escuta qualificada e sem julgamentos, vai percorrer essa trajetória com você. Te ajudando a entender por que alguns comportamentos ocorrem, a que estão relacionados, buscando assim a função destes. A partir disto, e ao longo de um processo de intervenção, mudanças acontecem.

O Psicólogo te ajuda nesta caminhada, mas o protagonista será sempre o cliente, que cada vez mais consciente do que rege o seu comportamento tem mais possibilidade de prever, controlar seu comportamento e agir no mundo de maneira diferente (e mais satisfatória).

Psicólogo Anderson Santos – Especialista em Saúde Mental e Neurociências.

CRP 06/148816

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Paciente Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha