O desamparo emocional, visto pela perspectiva da psicologia, é um estado no qual uma pessoa experimenta uma sensação profunda de impotência, falta de apoio ou incapacidade de lidar com situações desafiadoras. Esse termo é muitas vezes associado ao conceito de “desamparo aprendido”, proposto por Martin Seligman, um psicólogo que conduziu pesquisas sobre comportamento aprendido em animais.

Principais aspectos relacionados ao desamparo emocional:

1. Desamparo Aprendido:
– Segundo a teoria de Seligman, o desamparo aprendido ocorre quando uma pessoa percebe que não tem controle sobre eventos da vida, resultando em sentimentos de impotência. Isso pode levar à crença de que futuros esforços são inúteis.

2. Traumas e Adversidades:
– Experiências de trauma, abuso, ou enfrentar adversidades significativas podem contribuir para o desamparo emocional. A sensação de incapacidade de lidar com essas situações pode se instalar.

3. Crenças Limitantes:
– Crenças autodepreciativas e limitantes muitas vezes estão associadas ao desamparo emocional. Pensamentos como “não sou capaz” ou “não mereço apoio” podem perpetuar esse estado.

4. Falta de Suporte Social:
– A ausência de um sistema de suporte social eficaz pode intensificar o desamparo emocional. Sentir-se isolado ou não ter recursos emocionais para enfrentar desafios pode contribuir para essa sensação.

5. Intervenção Psicológica:
– A psicoterapia, especialmente abordagens cognitivo-comportamentais, pode ser eficaz no tratamento do desamparo emocional. Ajuda os indivíduos a identificarem e desafiarem padrões de pensamento negativos, promovendo a autopercepção positiva e estratégias de enfrentamento.

6. Empoderamento Pessoal:
– O processo de superar o desamparo emocional muitas vezes envolve o desenvolvimento do senso de autonomia, resiliência e habilidades para enfrentar desafios. Estratégias para promover o empoderamento pessoal são essenciais.

7. Cuidado Multifacetado:
– Abordar o desamparo emocional muitas vezes requer uma abordagem multifacetada, incluindo apoio psicológico, redes de suporte social, e, em alguns casos, intervenções medicamentosas, dependendo da gravidade dos sintomas.
O tratamento personalizado e a abordagem das causas subjacentes são fundamentais para ajudar as pessoas a superarem o desamparo emocional e desenvolverem recursos emocionais mais saudáveis.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Paciente Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha