A raiva é uma resposta a injustiça, ofensa ou privação de liberdade, buscando eliminar ou neutralizar a causa do dano. Esta emoção abrange desde aborrecimento leve até fúria intensa e, se não gerenciada, pode ser altamente destrutiva, contribuindo para problemas físicos, psicológicos e sociais, representando um potencial problema de saúde pública.

 As experiências e expressões de raiva variam conforme o temperamento e experiências de vida. A falta de controle pode levar a hostilidade, agressões e comportamentos de risco, com consequências significativas e, por vezes, irreversíveis. No entanto, a subutilização da raiva também pode ter impactos, resultando em dificuldade de expressão emocional e falta de apoio social.

 O manejo eficaz da raiva exige consciência emocional, reconhecimento e reflexão sobre suas causas. Controlar emoções perturbadoras é crucial para o bem-estar, sendo o indivíduo responsável por suas emoções. Programas de manejo da raiva, baseados em intervenções cognitivo-comportamentais, focam na psicoeducação, ensinando os pacientes a identificar sinais emocionais e reagir de forma adaptativa para controlar e reduzir a raiva, não eliminá-la.

 Através da psicoeducação, os pacientes aprendem sobre a definição da raiva, seus estilos de expressão e riscos à saúde mental e cardiovascular. As intervenções abordam relações interpessoais, bem-estar físico, monitoramento de emoções, identificação de gatilhos e uso de técnicas de relaxamento. Enfatizam também o papel da raiva como esquiva de outros sentimentos, o aprendizado de estratégias adaptativas, o desenvolvimento de habilidades sociais e a reestruturação cognitiva e comportamental para promover mudanças de atitude.

 A introdução estratégica de emoções positivas (como compaixão) ou negativas opostas à raiva (como remorso e culpa) é uma estratégia eficaz no manejo da raiva. Essa abordagem cria uma nova experiência emocional, resultando na construção de um novo conjunto de pensamentos, comportamentos e memórias.

Fonte: https://www.e-publicacoes.uerj.br/revispsi/article/view/66485.

#psicologia #terapia #psicoterapia #resolucaodeproblemas #raiva #autoestima #sentimentos #saudemental #psi

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha