Você já passou por situação em que passa por uma situação desagradável e algum amigo/colega/parente diz que: “as coisas poderiam estar piores”, “ou tente ver pelo lado positivo”? Será que esse tipo de fala pode nos ajudar a ser mais felizes, ou pode ajudar a lidar melhor com nossas dificuldades? Eu já fui forçada a exibir uma positividade que muitas vezes nem fazia sentido no contexto em que estava. Sobre isso pensei em falar sobre a positividade toxica e porque você devia tomar cuidado com ela.

 

A positividade toxica costuma se referir a crença de que devemos manter uma visão positiva de todas as situações que vivemos, mesmo que elas sejam desagradáveis, injustas, desoladoras ou prejudiciais. Seguindo essa lógica, não importa o quão ruim sejam as circunstancias, sempre é melhor você se forçar a ver as coisas pelo lado positivo e não dar tanta atenção a emoções ou pensamentos negativos. Um dos problemas dessa ideia é assumir erroneamente que sempre devemos evitar sentir coisas negativas para sermos felizes, já que esse tipo de coisa não teria muito o que contribuir para nossa qualidade de vida,

 

Na verdade, as emoções negativas são essenciais para o bem estar, já que elas promovem a nossa sobrevivência, nos ajudam a dar sentido para as nossas experiencias e a tomar todo tipo de decisão no nosso dia a dia. É graças a ela que percebemos quando existe algum aspecto do ambiente ou de nós mesmo que precisam ser modificados ou que merece maior atenção, mesmo que nem sempre elas façam isso de uma maneira super agradável.

 

A raiva, por exemplo, pode indicar que você está sendo tratada de maneira injusta. Ignorar essa emoção ou tentar enxergar a situação de uma forma super positiva pode contribuir para que essa injustiça continue ou se agrave. Já se sabe que uma pessoa com maior tendencia a uma aceitar emoções e pensamentos negativos como uma parte natural das suas mentes tendem a sentir menos de ambas as coisas e, a longo prazo se sentem mais felizes. Isso acontece porque quando pessoas com uma postura de maior aceitação vivenciam pensamentos ou emoções negativas, essas experiencias tendem a seguir os seus cursos naturais, os quais tende a ser de curta duração.

 

Já aquelas pessoas que tendem a julgar as suas experiencias mentais como negativas como inaceitáveis acabam exacerbando a intensidade da mesma por se incomodarem mais com elas e aumentam mais a duração delas por se engajarem em tentativas poucos efetivas de suprimi-las. Não é à toa que ter maior facilidade para aceitar pensamentos e emoções negativas está relacionado com uma menor chance de desenvolver sintomas depressivos e de ansiedade aumentando assim o bem estar dessas pessoas.

 

A positividade toxica, pode levar a alguém a negar, ignorar, minimizar ou desprezar as suas próprias emoções e pensamentos desagradáveis, mesmo que agir assim dificulte as coisas para a própria pessoa. Pelo menos na vida adulta situações desagradáveis são comuns e negligenciá-las pode custar bem mais caro depois já que as consequências negativas podem ir se acumulando com o passar do tempo.

 

Na ânsia por se sentir bem o tempo todo, alguém pode começar a fugir de seus problemas sem resolve-los e agir de forma irresponsável com os outros. Existem muitas situações ruins no mundo que se ficarmos forçando a barra pra sempre enxergá-las sobre uma prima positiva, podemos falhar ao reconhecer a gravidade delas e em tomar ações necessárias para reverte-las.

 

Interpretar tudo de maneira excessivamente negativa ou sentir emoções negativas o tempo todo também não é o melhor cenário, pessoas com transtornos depressivos tende a se sentir assim na maior parte do tempo. Elas também podem enxergar as coisas sobe uma ótica mais negativa e fatalista do que a maioria das pessoas, o que desmotiva muitas delas a buscarem soluções construtivas para os seus problemas e a ver sentido na vida.

 

Níveis constantes e elevados de estresse podem causar grandes danos psicológicos e cerebrais. Então tanto a positividade quando a negatividade excessiva pode nos levar a caminho que não são muitos promissores. Entre esses dois extremos existem vários níveis intermediários de positividade e negatividade que caracteriza as pessoas e que funciona muito bem para elas no dia a dia, não havendo um nível exato que seria o ideal para qualquer pessoa em qualquer situação.

 

Vale também ressaltar que otimismo não é a mesma coisa que positividade toxica. Pessoas otimistas tendem a possuir mais expectativas mais positivas sobre o futuro e, de acordo com alguns estudos a maioria das pessoas ao redor do mundo é otimista, sendo que algumas pessoas são mais outras menos.

 

Quem é mais otimista tende a possuir níveis mais elevados de saúde mental, física e bem estar. O que sugere que ser otimista pode ser benéfico, só que quando alguém é otimista demais, isso também pode ser prejudicial. Por acharem que coisas ruins não devem acontecer com elas, essas pessoas podem se tornar mais vulneráveis, abusar de substancias, a sofre acidentes, a cair em golpes e, atualmente podem ter uma chance de infectar-se com o coronavírus por agirem de maneira menos precavida.

 

Segue algumas dicas de como evitar que a positividade toxica te prejudique e como desenvolver uma relação mais saudável e útil como essas emoções e pensamentos negativos que tanto nos desafiam.

 

1. Aceite e vivencie suas emoções e seus pensamentos negativos. Sentir essas coisas faz parte do que significa ser humano e ignora-las sempre que elas surgem pode ser praticamente impossível. Tentar suprimir um pensamento pode deixa-lo mais vivido e recorrente na sua mente. É mais útil aprender a ouvir a melhor o que esses pensamentos e emoções sinalizam ao invés de fingir que eles não existem. Muitas vezes, as emoções negativas não são o problema em si, mas sim o modo pouco efetivo com o qual lidamos com eles, tal como através de abusos de substancias, de compulsão, ou de rejeição de emoções negativas. Esses métodos de regulação das emoções podem parecer que amenizam as coisas a curto prazo, mas a longo prazo eles não costumam realmente melhorar as coisas e muitas vezes pioram a situação.

 

2. Desconfie de pessoas na internet falando que você precisa sempre se manter positivo para que sua vida melhore e que, se as coisas não estão melhorando, é porque você não está sendo positivo o suficiente. Infelizmente, muitas pessoas pressupõem duas ideias altamente questionáveis; que o que funciona para eles devem funcionar para os outros e que sentir que algo é verdadeiro torna isso automaticamente verdadeiro. Uma pessoa achando que sua positividade é a razão pela qual sua vida está prosperando, pode simplesmente está iludida e falhando em perceber que essa prosperidade já tinha uma chance considerável de ocorrer desde antes. Talvez a pessoa já tivesse uma família com boas condições financeiras, teve acesso à educação de qualidade, tinha uma boa rede de contatos e não fazia parte de grupos estigmatizados, o que já pode facilitar muita coisa. Além disso, a pessoa pode tomar boas decisões de vida que aproximam do sucesso e aí ela conclui arbitrariamente que o pensamento positivo foi o responsável por isso e não todo o resto. Acreditar nesse tipo de ideia e não viver se frustrando nela é um privilégio reservado para poucos.

 

A positividade toxica propõe que devemos ver todas as situações de uma maneira mais positiva para termos mais prosperidade e felicidade, só que o mundo não é feito só de situações positivas ou neutras. Então agir de maneira indiscriminada a partir dessa ideia pode ser alienante e prejudicial. Emoções e pensamentos negativos são desagradáveis, mas pode te ajudar a perceber o que não anda muito bom na sua vida e motiva-lo a fazer mudanças nela, só que isso depende de fatores como você está disposto a aceita-los e refletir sobre eles, lembrando sempre que a tal da psicologia pode te ajudar muito nisso.

 

Gostou do artigo? Já tinha escutado sobre esse assunto? Comente, sua opinião é muito importante.

 
 
 
 

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha