A projeção é um dos mecanismos de defesa que bloqueia o ciclo de contato e nos impede de ter uma boa troca e uma interação plena com o ambiente. O projetor rejeita aspectos de si mesmo, pois está tão embebido de suas introjeções (crenças e valores não assimilados, seguidos como dogmas) que negam seus próprios sentimentos e ações considerando que “não deveria” agir ou pensar de tal forma. Assim, atribui aquilo que originalmente é seu ao outro/mundo, as características similares ao conteúdo que evita em si são facilmente reconhecidas e evidenciadas através da depreciação.

Julgamentos e discursos de ódio carregados de um nível de intensidade emocional elevado (mágoa, raiva, desprezo) são indicativos de projeções. Essa forma de se comunicar nos afasta da nossa capacidade de sentir compaixão, pois caracteriza aquilo que não corresponda aos nossos valores como advindos de uma natureza errada ou maligna. Ao fazer uso de julgamentos moralizantes em nosso cotidiano, nos prendemos em um mundo de ideias de certo e errado que classificam e dicotomizam as pessoas e seus atos, ao invés de nos concentrarmos no que, tanto nós quanto os outros, necessitamos e não estamos obtendo.

As análises que fazemos das pessoas dentro dessa lógica são expressões trágicas de nossas próprias convicções, pois reforçam uma postura defensiva e a resistência das pessoas cujos os comportamentos nos interessam. Se as pessoas concordam em agir de acordo com nossos valores, o fazem por culpa, vergonha ou medo, se submetem ao que acreditamos através da coerção e podem ter seu senso de identidade pessoal e autoestima severamente prejudicados, além do ressentimento que poderá emergir reduzindo a probabilidade de agirem compassivamente às nossas necessidades no futuro.

Os preconceitos servem para perpetuar uma visão deturpada sobre tudo na sociedade. Classificar e julgar pessoas estimula a violência, é adoecedor e promove segregação. Devemos tentar identificar quais introjeções nossa projeção está tentando esconder e questioná-las, assim poderemos nos conectar profundamente com as nossas necessidades e com as dos outros.

Lara Monteiro Moreira
CRP 04/58488

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha