Gottman e Silver realizaram um importante trabalho com casais, e no livro Sete Princípios para o Casamento dar Certo, no capítulo “Como fazer um prognóstico de divórcio”, descrevem 4 sinais alarmantes:

  1. Abordagem Ríspida: quando uma discussão inicia com abordagem ríspida, certamente terminará em tom negativo.
  2. Saturação: quando a negatividade atinge significativa intensidade, levando ao distanciamento e a desvinculação.
  3. Linguagem corporal: percebida diretamente no corpo, com todas as sensações físicas da saturação, avisando que a discussão mantida em alto nível de estresse, será contraproducente.
  4. Os quatro cavaleiros: descrevem 4 indicativos que “se forem permitidos correr à solta, são tão mortíferos para o relacionamento que os denominei de Quatro Cavaleiros do Apocalise” (p. 39):
  • crítica: ataque a personalidade ou o caráter de alguém, e não só um comportamento específico. Envolve culpar o outro, fazer um ataque pessoal ou acusação. Começam, em geral, com a palavra você. Um sinal de alerta da passagem da queixa para a crítica é quando se usam expressões do tipo você nunca ou você sempre. Diferentemente, a queixa é a expressão de um sentimento (raiva, angústia, descontentamento, desacordo). Mesmo não sendo agradável, é desejável num casamento saudável, fortalecendo-o em longo prazo. Não culpa alguém e é expressão direta da insatisfação com uma situação em particular. Normalmente, começa com a palavra eu.
  • desprezo: o que separa desprezo da crítica é a intenção de insultar e agredir psicologicamente o parceiro. É estimulado por pensamentos negativos sobre o parceiro. Alguns indícios são o uso de insultos e xingamentos, humor hostil, zombarias e linguagem corporal. Um meio de neutraliza-lo é parar de ver as brigas como forma de retaliar ou exibir postura moral superior. Em vez disso, é melhor abordar o cônjuge com queixas precisas e expressar dose de admiração (oposto do desprezo).
  • atitude defensiva: a vítima não vê nada de errado em sua atitude defensiva. Alguns sinais do seu uso são a negação de responsabilidade, dar desculpas, discordar com leitura mental negativa, queixas cruzadas, homem-borracha/mulher borracha (bate e volta), sim-porém, síndrome da repetição, modelo choramingas, linguagem corporal (p. 85). O principal problema da defensividade é impedir a comunicação, pois em vez de entender o ponto de vista do outro, o defensivo passa a discussão inteira se defendendo. Nada se resolve, e o problema continua aumentando. Uma saída para romper essa barreira é deixar de considerar as palavras do parceiro como um ataque.
  • bloqueio de comunicação: é o silencio sepulcral de quem aparentemente quer se manter neutra numa discussão ou desentendimento. Não perceber o seu uso é um ato radical, que transmite desaprovação, distanciamento, indiferença e desdém. Seus sinais vão desde a não demonstrar reação quando são contrariados, resmungar monossílabos, mudar rapidamente de assunto, ou se afastar fisicamente do confronto. Se um cônjuge se recusa habitualmente a se comunicar quando surge um problema, é difícil salvar um casamento. É muito melhor ficar lá, até para dizer que sente vontade de fugir, do que realmente agir levada pela emoção.

Os 4 cavaleiros criam um ciclo contínuo de discórdia e negatividade difícil de se romper quando não se entende o que está acontecendo. Existem, no entanto, mecanismos de reparação (modos de melhorar as coisas). Em casamentos oprimidos pela negatividade, a resposta aos mecanismos de reparação são mais declarações negativas. Tipos diferentes de reparação são usados por diferentes casais. Via de regra, envolvem comentários sobre o que está acontecendo na interação, ou recordam o amor que sentem um pelo outro, apesar dos conflitos, ou frases apaziguadoras. Tão importante quanto emitir respostas de reparação, é ouvir essas mensagens positivas além da voz dos parceiros, e responder à elas, e não à superfície amarga.

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha