fbpx

“Esqueletos no armário”, quem não os tem?

Na teoria Jungiana (Jung – psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a psicologia analítica), podemos chamá-los de sombra

A Sombra inclui aqueles desejos, tendências, experiências e memórias que são rejeitadas pelo indivíduo como incompatíveis com a forma pela qual se apresenta ao mundo. Logo, são recalcadas a partir de um mecanismo psíquico que “envia” para o inconsciente as emoções, pulsões e afetos que o indivíduo gostaria que não existisse, ou que deseja esquecer.

Em outras palavras, é o monstro dentro de cada um, o outro lado da personalidade. Já ouviu falar? rs

Olhar para si e perceber que, na verdade, tudo que julga e rejeita no outro é uma projeção da própria personalidade, é assustador.

Por isso o autoconhecimento é tão importante. Ao se conhecer, poderá integrar a sombra com a luz, passará a lidar com os dois lados da sua personalidade, e poderá incorporar o que lhe parece inferior ou foi deixado de lado, desconexo do seu dia a dia, para que pudesse ampliar as experiências vividas. 

A partir disso, sua vida passa a ter mais sentido e ser mais saudável também, já que constata a impossibilidade de uma pessoa ser 100% boa ou má…

Cada dia que deixa o “armário trancado”, está sabotando a própria vida, pois ignora o autoconhecimento e é levado pela ocasião. O que pode ser muito perigoso, já que não está mais no comando e nem se responsabiliza pelos acontecimentos da própria vida, portanto, deixa de ser protagonista para ser coadjuvante.

Que tal aproveitar essa movimentação, tirar os “esqueletos do armário”, conhecer seu “outro lado”, aprender a integrá-lo e tornar-se responsável por sua vida?

Aproveite a leitura!


PsicoMed no Facebook

Michelle Perez Alves Xavier

Psicóloga

CRP 06/129104

Quer ter acesso a mais conteúdos? Me siga nas redes sociais e, se precisar, entre em contato para iniciar seu processo de desenvolvimento emocional.

Coautoria: Um Olhar da Psicologia para a Terceira Idade

Face: Psicóloga Michelle Perez

YouTube: Velhices Sem Tabu

Insta: psim_xavier

WhatsApp: (11) 96779-33015

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp