De acordo com a visão junguiana, um sonho é um produto natural da mente que reflete nosso estado interior, muitas vezes inconsciente para nós. Ao contrário da nossa consciência, que muitas vezes vê uma situação a partir de um ângulo particular, o sonho nos fornece uma visão diferente dessa mesma situação. Por isso, Jung usa a metáfora da fotografia para explicar a natureza do sonho. Assim como quando fotografamos conscientemente, o ângulo escolhido é particular para nós, o sonho capta a mesma situação, mas de uma perspectiva diferente. Portanto, uma das funções principais do sonho é fornecer uma imagem distinta daquela que a consciência está habituada a ver. Em suma, o sonho é uma expressão completa e sem censura do nosso estado interior, fornecendo uma perspectiva única para a nossa consciência.

 

” O sonho é uma reflexão, um comentário, uma tentativa de compreensão produzida todas a noites. Temos duas formas de pensamento, uma quando estamos consciente e uma quando estamos inconsciente, sobre aquilo que fazemos ou não, sobre o que está acontecendo conosco. Se integramos ou não esse segundo tipo de pensamento chamado sonho, se o interpretamos ou não é outra questão; mas é fato que esse fenômeno mental ocorre para todo mundo, todas as noites, toda vez que o cérebro entra numa certa faixa de

funcionamento, como a pesquisa contemporânea sobre sono e sonho tem demostrado”

-Roberto Gambini

 

De acordo com a perspectiva junguiana, os sonhos são uma forma de comunicação com a mente inconsciente. Prestar atenção aos sonhos pode fornecer informações valiosas que ajudam a compreender melhor a situação atual do paciente. No entanto, entender a linguagem dos sonhos pode não ser tão simples. Por exemplo, sonhar com pai ou mãe pode ter um significado que não se limita a essas figuras familiares. O sonho é uma forma de linguagem que a mente usa quando está em um estado diferente do de vigília. O problema é que a consciência não entende essa linguagem, é como se falássemos e entendêssemos em uma língua e o sonho usasse outra língua.

 

Na terapia Junguiana, os sonhos são uma ferramenta importante para aprender a dialogar com o inconsciente. Através do diálogo com o terapeuta, usando associações e outros recursos, a pessoa pode aprender a interpretar e compreender de forma suficiente a linguagem dos sonhos.

 

Algumas pessoas podem ter sonhos repetidos, o que pode indicar que o inconsciente está tentando chamar a atenção para algo específico em suas vidas. Depois que o sonho é compreendido e ampliado, geralmente não se repete.

 

Deixarei aqui o sonho que está no livro “A Voz e o Tempo”, Roberto Gambini relata um sonho que pode nos ajudar a compreender como os sonhos podem ampliar nossa compreensão de situações em nossas vidas.

 

” Vou relatar-lhe um sonho de um homem de trinta e cinco anos, que se defronta com uma crise de crescimento, ou seja, a temida entrada num modo de funcionar. Ambos sentem a dificuldade desse passo e têm medo do que vem pela frente (…) O sonhador está adaptado, trabalha, tem uma família e procura ocupar seu lugar profissional na sociedade; seu caso não é extremo, mas isso não exime de sofrer e debater-se com problemas íntimos. Seu sonho: ele está sentado em meio a um grupo composto por mineradores, todos bandidos, e ele tem duas pepitas de ouro. Uma está no bolso da calça e a outra na sola do sapato, presa com fita adesiva e ele está conversando com os mineradores. Daí ele cruza as pernas, em que a sola do sapato fica exposta , e encosta a perna no bandido. Nesse momento, ele se dá conta de que o bandido vê a pepita na sola de seu calçado e a quer para si, caso o contrário o bandido não o deixará ele ir embora. Então ele pensa: “Vou entregar esse para poder salvar a outra”. Ele tira a pepita de ouro da sola do sapato e diz: “De fato eu ia roubá-los , mas vocês me pegaram no pulo, tome aqui”, sentindo-se muito esperto porque está indo embora com outra escondida no bolso. E ele me conta o sonho no seguinte tom ” Está vendo, não estou tão mal assim, estou sabendo escapar dos bandidos”. Olhei e disse: “Você se contenta só com a metade do seu valor?”Ele perguntou o que eu queria dizer, respondi: ‘Esse sonho está querendo dizer que você entrega ao bandido metade daquilo que você possui de valioso e você se contenta com isso. Que bandido é esse? Aí que está a questão: o paciente tem que entender que mecanismo é esse em seu íntimo que diminui seu valor. É um complexo que come metade daquilo que ele vale e faz com que se sinta mal, apesar de achar-se esperto, não por não ter valor, mas por não integrá-lo na consciência e agir em consequência (…) um sonho como este permite que se faça um corte transversal no problema e se nomeie a situação psíquica que o paciente não é capaz de elaborar, dizendo por exemplo: ” Sei que tenho valor e capacidade, mas dentro de mim um mecanismo patológico subverte as coisas e acabo não conseguindo realizar nada”. Evidentemente não é assim que se fala, mas: “As coisas não dão certo, parece que há uma conspiração contra mim, os outros passam na minha frente roubam as oportunidades que tanto busco etc”. Ele se vê e se sente assim, mas o sonho o vê de por dentro, onde está o verdadeiro problema.

 

Embora haja muito mais a se explorar sobre os sonhos, neste momento, nesse breve texto gostaria de enfatizar a importância de prestar atenção neles. Mesmo que seja apenas anotá-los ou fazer um esforço para explorar nosso mundo interno, é fundamental não descartá-los como algo inútil ou sem valor.

 

Gabrielli Marques

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Paciente Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha