fbpx

O Manual de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa, realizado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, informa que pesquisas revelam que 62,5% dos idosos se queixam de violência psicológica, já no canal de denúncias de violação de Direitos Humanos – Disque 100 – essa foi a segunda causa mais denunciada (estudos realizados de 2010 a 2012). 

“Por isso há muitas formas de manifestação do abuso psicológico: ele pode ocorrer por palavras ou por meio de atitudes e atos. Estudos mostram que o sofrimento mental provocado por esse tipo de maltrato contribui para processos depressivos e autodestrutivos, por vezes levando à ideação, tentativas de suicídio ou mesmo ao suicídio consumado (Minayo & Cavalcante, 2010)”.

Pode parecer “só uma discussão de família” mas, muitas vezes, é violência psicológica mesmo. Não se omita! Se presenciar qualquer tipo de violência, denuncie! 

 

Michelle Perez Alves Xavier

Psicóloga

CRP 06/129104

Quer ter acesso a mais conteúdos? Me siga nas redes sociais e, se precisar, entre em contato para iniciar seu processo de desenvolvimento emocional.


PsicoMed no Facebook

Coautoria: Um Olhar da Psicologia para a Terceira Idade

Face: Psicóloga Michelle Perez

YouTube: Velhices Sem Tabu

Insta: psim_xavier

WhatsApp: (11) 96779-3301

 

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp