fbpx

O psicólogo nos auxilia a analisar questões pessoais e internas, com o objetivo de ajudar na superação de possíveis problemas. Não existe contraindicação para procurar esse profissional. Nesse sentido, não é necessário ter depressão e ansiedade diagnosticadas, por exemplo, para se consultar.

Caso você tenha a dúvida se o plano de saúde cobre psicólogo, para realizar terapia ou um acompanhamento, leia este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira:
Existe carência para a consulta com o psicólogo?

De acordo com a ANS, os planos de saúde devem cobrir as consultas com o psicólogo. O paciente tem direito a até 40 consultas ou sessões por ano de contrato. Essas condições se aplicam a diagnóstico primário ou secundário de:

esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes;
transtornos globais de desenvolvimento;
transtornos da alimentação;
transtornos do humor.

Esses são os casos de cobertura obrigatória, determinados pela ANS, mas é importante destacar que a maioria das operadoras cobre psicólogo mesmo sem esses diagnósticos. Os planos de categorias mais básicas, por exemplo, geralmente investem na rede própria de atendimento, o que garante aos pacientes as sessões com o psicólogo.

O acompanhamento com o psicólogo é considerado como terapia, por essa razão, a carência padrão determinada pela ANS é de 180 dias, contados a partir da contratação. Ainda, esse prazo varia, principalmente em casos de redução de carência, por isso, é recomendado que a verificação seja feita diretamente com a operadora.

Em algumas operadoras, para poder se consultar no plano de saúde que cobre psicólogo, é necessário ter um encaminhamento. Isso é preciso para demonstrar ao plano de maneira clínica que você precisa fazer a terapia.

O encaminhamento para o psicólogo pode ser solicitado, por exemplo, ao clínico geral. Na consulta, você pode contar brevemente sobre o que te motiva a procurar o psicólogo e, então, o clínico te encaminha.


PsicoMed no Facebook

Após isso, é possível marcar a sessão com o psicólogo. A primeira consulta, geralmente, é uma avaliação, para que o profissional te conheça melhor e defina os aspectos do tratamento.

Existe reembolso para consulta com o psicólogo?

As questões de reembolso variam muito entre as operadoras e devem ser verificadas antes da contratação. Isso é importante principalmente para pessoas que costumam se consultar com um médico que não atende pelo plano de saúde escolhido.

Nesse caso, existe um valor de reembolso determinado para consultas e procedimentos. Considerando isso, o reembolso do psicólogo pode ser parcial ou total.

O valor do reembolso varia muito entre as diferentes operadoras e até mesmo entre as categorias do mesmo plano de saúde. Por isso, se essa é uma questão importante para você, é fundamental verificar essas informações durante a escolha.

Pesquise um psicólogo por plano de saúde

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp