É a área da psicologia que tem como demanda a saúde mental da mulher em período gestacional ou pós-parto.
Precisamos desmistificar o período da gestação ou do pós-parto, sempre trazendo acolhimento, escuta e validação dos sentimentos que podem surgir durante esta fase, já que a sociedade espera sempre uma mãe plenamente feliz, e que infelizmente julga outros sentimentos que possam surgir. A desmistificação vem para mostrar que o ciclo gravídico-puerperal é um processo gerador de crises, que podem ser de fatores internos ou externos, e que todo sentimento que possa emergir neste período deve ser acolhido, escutado e validado para que não se cronifique.
Atualmente sabemos o quanto é importante proporcionar um espaço de acolhimento e com escuta qualificada, não apenas para a mulher como para o homem também já que a parentalidade é vivida por ambos de formas muito diferentes.
O atendimento, principalmente da mulher neste ciclo gravídico-puerperal, vai muito além apenas da relação mãe-bebê, quando olhamos para a mulher e para este período que está vivenciando, também estamos olhando esta mulher ao todo e para todo um tecido social que foi construído em volta de sua gestação.
Destaco aqui a importância e relevância para a saúde mental materna e a importância da parentalidade positiva no crescimento de uma sociedade saudável.
“Que cada um seja escuta individualmente e viva sua parentalidade de forma única.” (IACONELLI, 2016)