PsicoMed Saúde

É a área da psicologia que tem como demanda a saúde mental da mulher em período gestacional ou pós-parto.

Precisamos desmistificar o período da gestação ou do pós-parto, sempre trazendo acolhimento, escuta e validação dos sentimentos que podem surgir durante esta fase, já que a sociedade espera sempre uma mãe plenamente feliz, e que infelizmente julga outros sentimentos que possam surgir. A desmistificação vem para mostrar que o ciclo gravídico-puerperal é um processo gerador de crises, que podem ser de fatores internos ou externos, e que todo sentimento que possa emergir neste período deve ser acolhido, escutado e validado para que não se cronifique.

Atualmente sabemos o quanto é importante proporcionar um espaço de acolhimento e com escuta qualificada, não apenas para a mulher como para o homem também já que a parentalidade é vivida por ambos de formas muito diferentes. 

O atendimento, principalmente da mulher neste ciclo gravídico-puerperal, vai muito além apenas da relação mãe-bebê, quando olhamos para a mulher e para este período que está vivenciando, também estamos olhando esta mulher ao todo e para todo um tecido social que foi construído em volta de sua gestação.

Destaco aqui a importância e relevância para a saúde mental materna e a importância da parentalidade positiva no crescimento de uma sociedade saudável.

“Que cada um seja escuta individualmente e viva sua parentalidade de forma única.” (IACONELLI, 2016)

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Login

Whatsapp
Whatsapp