‘‘reconstruiremos tudo o que a guerra destruiu, e talvez em terreno mais firme e de forma mais duradoura do que antes. ’’

Possuímos certa capacidade para o amor na qual Freud discorre para falar sobre o luto. No desenvolvimento inicial do ser humano, o bebê passa a investir  afetos em objetos externos e terceiros, o que vai se refinando conforme ele se desenvolve e cresce.

Entendendo isso, podemos pensar sobre o processo de luto, no qual há a perda deste objeto amado, e assim sendo, é natural haver um estado de desequilíbrio emocional, sendo esse processo penoso e sofrido; porém um ponto é que por mais difícil e sofrido que um luto possa ser há um fim espontâneo. 

O que podemos pensar com essa reflexão é que, não estamos passando por uma guerra propriamente dita, porém uma pandemia real paira sobre todos, onde perdas e fatalidades são parecidas com situações de guerras, onde mortes em massa são recorrentes. Acrescido ao alto número de pessoas adoecidas e óbitos, cabe refletir sobre conflitos sociais, econômicos, e os discursos de ódio por parte dos cidadãos, que marca uma geração e intensifica a sensação de insegurança e desamparo.

Embora sejam tempos difíceis o que estamos atravessando, podemos pensar que a partir disso coisas novas surgiram, pensando no que passou e o que não pode se repetir, superar o que perdemos, o que não implica em esquecer, mas um ponto de partida para algo novo.

Referencial: A história do movimento psicanalítico, artigos sobre a metapsicologia e outros trabalhos: Sobre a transitoriedade (1914-1916) volume XIV; Ed. Imago

 Lean augusto Botelho dos Santos, 2021

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha