A depressão pode ser uma condição debilitante que pode afetar drasticamente a autoestima de uma pessoa. É comum que pessoas com depressão sintam-se sem valor e sem esperança em relação ao futuro. No entanto, há algumas maneiras de elevar a autoestima durante a depressão, que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da doença.

A autoestima na depressão

A autoestima baixa é um dos sintomas típicos da depressão e costuma ser proeminente, canalizando o fluxo de pensamentos e sentimentos das pessoas depressivas para o lado negativo constantemente.

A falta de autoestima naturalmente resulta em crenças equivocadas sobre si mesmo e o mundo, tais como “eu sou incompetente”, “os outros são melhores que eu” e “eu sou feio”.

Na depressão, elas podem evoluir para “ninguém gosta de mim”, “eu não mereço o que eu quero” e “se eu desparecesse, ninguém se importaria”.

Essas crenças acabam agravando outros sintomas, como desânimo, falta de interesse e interpretação distorcida da realidade – sempre com uma conotação pessimista.

Dessa maneira, se torna cada vez mais desafiador para a pessoa depressiva não se deixar levar por eles.

Além disso, a pessoa com baixa autoestima costuma evitar situações sociais e ser demasiadamente reativa ao criticismo à sua personalidade e competências.

Essa postura defensiva dificulta o fortalecimento da mesma dado que a pessoa foge do problema em vez de encará-lo.

Quando se tem depressão, a conduta esquiva também pode ser motivada pela crença de não merecimento.

Assim, a pessoa depressiva pode evitar buscar a ajuda de psicólogos por acreditar ser um “caso perdido”.

Uma das características pouco faladas sobre a baixa autoestima na depressão é que coisas normalmente sem importância costumam causar reações extremas.

A pessoa depressiva pode ter dificuldade para se olhar no espelho ou utilizar certas peças de roupa por desgostar de sua aparência.

Ela costuma ficar magoada com facilidade mediante palavras ou condutas que, aos seus olhos, parecem fazer pouco caso de quem é.

Logo, conflitos com pessoas queridas podem surgir a partir de suas interpretações.

A seguir, apresentamos algumas estratégias para elevar a autoestima durante a depressão:

  1. Pratique a autocompaixão: A autocompaixão envolve tratar a si mesmo com gentileza e compaixão, da mesma forma que você trataria um amigo próximo. Praticar a autocompaixão pode ajudar a reduzir o autocrítico interior que muitas vezes acompanha a depressão.
  2. Encontre atividades que proporcionem prazer: Fazer coisas que você gosta pode ajudar a melhorar o humor e a aumentar a sensação de realização pessoal. Atividades como hobbies, caminhadas ou até mesmo assistir a um filme que você goste podem ajudar a melhorar a autoestima.
  3. Cerque-se de pessoas que te apoiam: Ter uma rede de apoio de amigos e familiares que entendam e apoiem você pode ajudar a melhorar a autoestima e proporcionar uma sensação de conexão e pertencimento.
  4. Faça exercícios físicos regularmente: O exercício físico pode ajudar a melhorar o humor e aumentar a autoestima. A atividade física libera endorfinas no corpo, que podem ajudar a aliviar os sintomas da depressão.
  5. Procure ajuda profissional: A terapia pode ser uma forma eficaz de ajudar a tratar a depressão e melhorar a autoestima. Um psicólogo pode ajudar a identificar padrões de pensamento negativos e trabalhar em estratégias para mudar esses padrões.

É importante lembrar que a depressão é uma doença e não é culpa da pessoa que a está vivenciando. Buscar ajuda profissional é fundamental para tratar a depressão e melhorar a autoestima.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha