A depressão pode ser uma condição debilitante que pode afetar drasticamente a autoestima de uma pessoa. É comum que pessoas com depressão sintam-se sem valor e sem esperança em relação ao futuro. No entanto, há algumas maneiras de elevar a autoestima durante a depressão, que podem ajudar a aliviar alguns dos sintomas da doença.
A autoestima na depressão
A autoestima baixa é um dos sintomas típicos da depressão e costuma ser proeminente, canalizando o fluxo de pensamentos e sentimentos das pessoas depressivas para o lado negativo constantemente.
A falta de autoestima naturalmente resulta em crenças equivocadas sobre si mesmo e o mundo, tais como “eu sou incompetente”, “os outros são melhores que eu” e “eu sou feio”.
Na depressão, elas podem evoluir para “ninguém gosta de mim”, “eu não mereço o que eu quero” e “se eu desparecesse, ninguém se importaria”.
Essas crenças acabam agravando outros sintomas, como desânimo, falta de interesse e interpretação distorcida da realidade – sempre com uma conotação pessimista.
Dessa maneira, se torna cada vez mais desafiador para a pessoa depressiva não se deixar levar por eles.
Além disso, a pessoa com baixa autoestima costuma evitar situações sociais e ser demasiadamente reativa ao criticismo à sua personalidade e competências.
Essa postura defensiva dificulta o fortalecimento da mesma dado que a pessoa foge do problema em vez de encará-lo.
Quando se tem depressão, a conduta esquiva também pode ser motivada pela crença de não merecimento.
Assim, a pessoa depressiva pode evitar buscar a ajuda de psicólogos por acreditar ser um “caso perdido”.
Uma das características pouco faladas sobre a baixa autoestima na depressão é que coisas normalmente sem importância costumam causar reações extremas.
A pessoa depressiva pode ter dificuldade para se olhar no espelho ou utilizar certas peças de roupa por desgostar de sua aparência.
Ela costuma ficar magoada com facilidade mediante palavras ou condutas que, aos seus olhos, parecem fazer pouco caso de quem é.
Logo, conflitos com pessoas queridas podem surgir a partir de suas interpretações.
A seguir, apresentamos algumas estratégias para elevar a autoestima durante a depressão:
É importante lembrar que a depressão é uma doença e não é culpa da pessoa que a está vivenciando. Buscar ajuda profissional é fundamental para tratar a depressão e melhorar a autoestima.
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.