AUTOCONHECIMENTO

É o conhecimento sobre si mesmo. O quê eu gosto? O que te me deixa triste? Quais atividades me deixam com mais energia? Quais as que me deixam mais introspectiva? Por que encontrar tal pessoa não me faz bem? Por que eu fiquei remoendo tanto aquela fala?

Autoconhecimento é aumentar a consciência, a clareza sobre quem é você. É ter conhecimentos sobre como você funciona, sobre como você lê o mundo, e para isso a gente precisa entender que o que hoje você conhece como seu, na verdade é uma junção de quem você é, de quem você aprendeu a ser e de quem, talvez, você foi ensinado a acreditar ser. Como assim, Livia? Agora você complicou as coisas. Perai. Vamos lá.

Primeiro vamos entender como se dá o nosso funcionamento enquanto seres humanos.

  • Temos a carga genética. Algo que já nascemos com..Que tem relação com o nosso temperamento.
  • E tem as experiências que vamos tendo ao longo da vida.

A nossa visão de mundo, os significados das coisas, os conceitos de bom ou ruim, vão sendo construídos, a princípio, a partir da visão de mundo dos outros (dos cuidadores na primeira infância), da cultura em que estamos inseridos, das crenças que nos são passados e tudo isso vai formando uma programação mental de quem a gente é. E claro, tudo isso se dá de maneira automática. Você chega na fase adulta e apenas sabe que funciona assim, mas não sabe muito bem porque. Não conseguimos saber o que é meu e o que é da visão de nossos educadores, por exemplo, até que tomemos consciência e passemos a olhar pra isso, ou seja, até que provoquemos o autoconhecimento.

E ai, como eu vou desenvolver ou como eu vou aperfeiçoar esse conhecimento?

Pode ser que você sinta essa necessidade para lidar como um problema que esteja passando ou porque passou a enxergar algo que estar me incomodando e quer entender mais e saber como melhorar. Tudo isso são veículos, oportunidades para se adentrar ao mundo mágico e, por vezes, desafiador chamado autoconhecimento.

Autoconhecimento é uma forma de colocar mais atenção sobre você. Se questionar mais. Se descobrir ao contrário de apenas seguir fazendo sempre as mesmas coisas. É só se perceber com uma lupa e tentar enxergar o que estar por trás de cada comportamento, atitude.

Eu espero que esse texto tenha te ajudado a ampliar a noção sobre autoconhecimento, que não é algo específico, mas sim, que estar relacionado com entender a funcionalidade dessa complexidade que é o ser humano. Por isso também, que essa é uma jornada que só tem ponto de partida, afinal nós não somos, nós estamos sendo, construindo e se descontruindo a todo momento. Uma das formas de acessar o autoconhecimento é através da terapia, mas não a única. Deixo como dica para quem quer começar a exercitar o músculo do autoconhecimento, passar a escrever sobre como você estar se sentindo,  qual o pensamento estar relacionado com aquele evento que te deixou mais triste.  Desligue um pouco o piloto automático, e passa a ter mais consciência sobre os seus atos. Entenda que até mesmo uma máquina tem uma programação passo a passo. Com o ser humano não é diferente. Comece a perceber e entender a sequencias que estão por trás de cada comportamento. Um Grito, um choro, uma explosão podem estar sendo apenas o produto final. Preste atenção em você.

Bora exercitar o autoconhecimento?

 

 

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Paciente Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha