Principais Ramos da Psicologia – Tudo o que Você Precisa Saber


Veja aqui os detalhes sobre as 18 principais áreas psicológicas que você pode estudar

 

A psicologia é um campo tão amplo que pode ser difícil transmitir sua profundidade e amplitude. Como resultado, surgiram vários ramos únicos e distintos da psicologia, cada um lidando com áreas psicológicas específicas dentro do estudo da mente, cérebro e comportamento.

As principais áreas da psicologia incluem:

  • Psicologia anormal;
  • Psicologia comportamental;
  • Biopsicologia;
  • Psicologia Clínica;
  • Psicologia cognitiva;
  • Psicologia comparativa;
  • Aconselhamento psicológico;
  • Psicologia transcultural;
  • Psicologia do desenvolvimento;
  • Psicologia Educacional;
  • Psicologia experimental;
  • Psicologia Forense;
  • Psicologia da saúde;
  • Psicologia industrial-organizacional;
  • Psicologia da personalidade;
  • Psicologia escolar;
  • Psicologia Social;
  • Psicologia do esporte.

Entender o que esses subtópicos representam pode ajudá-lo a decidir onde estão seus interesses. Aqui estão mais informações sobre esses 18 principais tipos de psicologia, se você estiver interessado em estudar, obter seu diploma ou criar uma carreira nesse campo expansivo.

Visão geral dos ramos da psicologia

Cada uma dessas áreas psicológicas examina questões e problemas de uma perspectiva diferente. Embora todos tenham seu próprio foco, eles ainda compartilham um objetivo comum de estudar e explicar o pensamento e o comportamento humano.

Como o comportamento humano é tão variado, o número de subáreas da psicologia está em constante crescimento e evolução. Alguns desses subcampos foram firmemente estabelecidos como áreas de interesse, e muitas faculdades e universidades oferecem cursos e programas de graduação nesses tópicos.

Cada tipo de psicologia representa uma área específica de estudo focada em um tópico específico. Muitas vezes, os psicólogos se especializam em uma dessas carreiras. A seguir estão apenas alguns dos principais ramos da psicologia. Para muitos deles, trabalhar naquela área específica requer pós-graduação naquela área específica.

2 Principais Áreas da Psicologia

A psicologia pode ser dividida em duas grandes áreas:

  • Pesquisa, que busca aumentar nossa base de conhecimento;
  • Prática, através da qual nosso conhecimento é aplicado para resolver problemas no mundo real.

Psicologia anormal

A psicologia anormal analisa a psicopatologia e o comportamento anormal. Envolve o estudo dos padrões emocionais, de pensamento e de comportamento das pessoas para identificar, entender e potencialmente resolver quaisquer problemas que possam estar afetando negativamente a vida de uma pessoa.

Profissionais de saúde mental neste ramo da psicologia avaliam, diagnosticam e tratam uma ampla variedade de distúrbios psicológicos, incluindo ansiedade e depressão. Conselheiros, psicólogos clínicos e psicoterapeutas muitas vezes trabalham diretamente neste campo.

Psicologia Comportamental

A psicologia comportamental, também conhecida como behaviorismo, é uma teoria da aprendizagem baseada na ideia de que todos os comportamentos são adquiridos por meio do condicionamento. Estratégias comportamentais, como condicionamento clássico e condicionamento operante, são frequentemente utilizadas para ensinar ou modificar comportamentos.

Por exemplo, um professor pode usar um sistema de recompensas para ensinar os alunos a se comportarem durante a aula. Quando os alunos são bons, eles recebem estrelas douradas, que podem ser trocadas por algum tipo de privilégio especial.

Embora esse tipo de psicologia tenha dominado o campo durante a primeira parte do século XX, tornou-se menos proeminente durante a década de 1950. No entanto, as técnicas comportamentais continuam sendo um esteio na terapia, educação e muitas outras áreas.

Biopsicologia

A biopsicologia é uma área psicológica focada em como o cérebro, os neurônios e o sistema nervoso influenciam pensamentos, sentimentos e comportamentos. Este campo baseia-se em muitas disciplinas diferentes, incluindo psicologia básica, psicologia cognitiva, psicologia experimental, biologia, fisiologia e neurociência.

As pessoas que trabalham com esse tipo de psicologia geralmente estudam como as lesões cerebrais e as doenças cerebrais afetam o comportamento humano.

Às vezes, a biopsicologia também é chamada de psicologia fisiológica, neurociência comportamental ou psicobiologia.1 Portanto, se você estiver interessado em estudar ou obter um diploma nesse ramo da psicologia, procure cursos ou programas com esses nomes.

Psicologia Clínica

A psicologia clínica é o ramo da psicologia preocupado com a avaliação e tratamento de doenças mentais, comportamento anormal e transtornos psiquiátricos. Os médicos geralmente trabalham em consultórios particulares, mas muitos também trabalham em centros comunitários ou em universidades e faculdades.

Você pode até encontrar profissionais de psicologia clínica em ambientes hospitalares e clínicas de saúde mental. Nessas organizações, eles geralmente trabalham como parte de uma equipe colaborativa que pode incluir médicos, psiquiatras e outros profissionais de saúde mental.

Psicologia cognitiva

A psicologia cognitiva é uma área psicológica que se concentra nos estados mentais internos. Essa área continuou a crescer desde que surgiu na década de 1960 e é centrada na ciência de como as pessoas pensam, aprendem e lembram.

Os profissionais que trabalham com esse tipo de psicologia normalmente estudam as funções cognitivas, como percepção, motivação, emoção, linguagem, aprendizado, memória, atenção, tomada de decisão e resolução de problemas.

Psicólogos cognitivos costumam usar um modelo de processamento de informações para descrever como a mente funciona, sugerindo que o cérebro armazena e processa informações de maneira muito semelhante a um computador.

Psicologia Comparada

A psicologia comparativa é o ramo da psicologia que se preocupa com o estudo do comportamento animal. Isso é importante porque o estudo de como os animais se comportam pode levar a uma compreensão mais profunda e ampla da psicologia humana.

Este subtipo de psicologia tem suas raízes no trabalho de pesquisadores como Charles Darwin e George Romanes e se tornou um assunto altamente multidisciplinar. Além dos psicólogos que contribuem para esse campo, também o fazem biólogos, antropólogos, ecologistas, geneticistas e vários outros.

Aconselhamento psicológico

O aconselhamento psicológico é uma das maiores áreas da psicologia. Centra-se no tratamento de clientes em sofrimento mental que podem estar experimentando uma ampla variedade de sintomas psicológicos.

A Society of Counseling Psychology (Sociedade de Psicologia do Aconselhamento) explica que os profissionais que trabalham neste tipo de psicologia podem melhorar o funcionamento interpessoal de seus clientes ao longo da vida. Eles fazem isso melhorando a saúde social e emocional do cliente, bem como abordando questões sobre saúde, trabalho, família, casamento e muito mais.

Psicologia Intercultural

A psicologia transcultural é um ramo da psicologia que analisa como os fatores culturais influenciam o comportamento humano. Isso pode envolver olhar para as diferenças entre culturas coletivas e individualistas, por exemplo. Psicólogos interculturais também podem observar como as culturas variam em termos de emoção, personalidade ou desenvolvimento infantil.

A Associação Internacional de Psicologia Intercultural (IACCP) foi criada em 1972. Esse tipo de psicologia continuou a crescer e se desenvolver desde então, com um número crescente de psicólogos investigando como o comportamento difere entre as culturas em todo o mundo.

Psicologia do Desenvolvimento

A psicologia do desenvolvimento se concentra em como as pessoas mudam e crescem ao longo da vida. Esta área da psicologia busca entender e explicar como e por que as pessoas mudam. Os psicólogos do desenvolvimento estudam o crescimento físico, o desenvolvimento intelectual, as mudanças emocionais, o crescimento social e as mudanças perceptivas que ocorrem ao longo da vida.

Esses tipos de psicólogos podem se especializar no desenvolvimento infantil, infantil, adolescente ou geriátrico, enquanto outros podem estudar principalmente os efeitos dos atrasos no desenvolvimento. Este ramo da psicologia abrange uma vasta gama de tópicos, desde o desenvolvimento pré-natal até a doença de Alzheimer.

Psicologia Educacional

A psicologia educacional é o ramo da psicologia preocupado com as escolas, ensino de psicologia, questões educacionais e preocupações dos alunos. Os psicólogos educacionais geralmente estudam como os alunos aprendem. Eles também podem trabalhar diretamente com alunos, pais, professores e administradores para melhorar os resultados dos alunos.

Psicologia Experimental

A psicologia experimental é a área psicológica que utiliza métodos científicos para pesquisar o cérebro e o comportamento. Muitas dessas técnicas também são usadas em outras áreas da psicologia para estudar desde o desenvolvimento infantil até questões sociais.

Esse tipo de psicologia costuma ser visto como um subcampo distinto, mas técnicas e métodos experimentais são usados extensivamente em todos os ramos. Alguns dos métodos usados incluem experimentos, estudos correlacionais, estudos de caso e observação naturalística.

Os psicólogos experimentais trabalham em uma ampla variedade de ambientes, incluindo faculdades, universidades, centros de pesquisa, governo e empresas privadas. Eles utilizam o método científico para estudar uma variedade de comportamentos humanos e fenômenos psicológicos.

Os profissionais desse tipo de psicologia às vezes estudam como diferentes variáveis influenciam os alunos individualmente. Eles também podem estudar dificuldades de aprendizagem, superdotação e o processo de instrução.

Psicologia Forense

A psicologia forense lida com questões relacionadas à psicologia e à lei. Quem trabalha nesse ramo aplica princípios psicológicos às questões jurídicas. Isso pode envolver estudar comportamento e tratamento criminoso ou trabalhar diretamente no sistema judicial.

Os psicólogos forenses desempenham uma ampla variedade de funções, incluindo testemunho em processos judiciais, avaliação de crianças em casos de suspeita de abuso infantil, preparação de crianças para testemunhar e avaliação da competência mental de suspeitos de crimes.

Em muitos casos, as pessoas que trabalham com psicologia forense não são necessariamente “psicólogos forenses”. Esses indivíduos podem ser psicólogos clínicos, psicólogos escolares, neurologistas ou conselheiros que emprestam seus conhecimentos psicológicos para fornecer testemunho, análise ou recomendações em casos legais ou criminais.

Psicologia da saúde

A psicologia da saúde (às vezes também chamada de psicologia médica ou medicina comportamental) concentra-se em como a biologia, a psicologia, o comportamento e os fatores sociais influenciam a saúde e a doença. Esta área da psicologia envolve a promoção da saúde em uma ampla variedade de domínios, bem como a prevenção e tratamento de doenças e enfermidades.

Os psicólogos da saúde geralmente lidam com questões relacionadas à saúde, como controle de peso, cessação do tabagismo, controle do estresse e nutrição. Eles também podem pesquisar como as pessoas lidam com doenças, ajudando os pacientes a aprender estratégias de enfrentamento mais eficazes.

Alguns profissionais desse tipo de psicologia auxiliam na elaboração de programas de prevenção de doenças e conscientização pública, enquanto outros trabalham dentro do governo para melhorar as políticas de saúde.

Psicologia Industrial-Organizacional

A psicologia industrial-organizacional aplica princípios psicológicos às questões do local de trabalho. Essa área psicológica, muitas vezes chamada de psicologia I/O, busca melhorar a produtividade e a eficiência no local de trabalho, ao mesmo tempo em que maximiza o bem-estar dos funcionários. Inclui áreas como fatores humanos.

A psicologia dos fatores humanos concentra-se no erro humano, no design do produto, na ergonomia, na capacidade humana e na interação humano-computador. Seu objetivo é melhorar a forma como as pessoas interagem com produtos e máquinas. Isso pode envolver ajudar a projetar produtos destinados a minimizar lesões ou criar locais de trabalho que promovam maior precisão e segurança.

A pesquisa em psicologia organizacional é conhecida como pesquisa aplicada porque procura resolver problemas do mundo real. Esses tipos de psicólogos estudam tópicos como atitudes dos trabalhadores, comportamentos dos funcionários, processos organizacionais e liderança.

Psicologia da Personalidade

A psicologia da personalidade é o ramo da psicologia que se concentra no estudo dos padrões de pensamento, sentimentos e comportamentos que tornam cada indivíduo único. As teorias clássicas da personalidade incluem a teoria psicanalítica da personalidade de Freud e a teoria do desenvolvimento psicossocial de Erikson.

Os psicólogos da personalidade podem observar como diferentes fatores (como genética, paternidade e experiências sociais) influenciam o desenvolvimento e a mudança da personalidade. Eles também podem estar envolvidos na criação ou administração de testes de personalidade.

Psicologia escolar

A psicologia escolar é um tipo de psicologia que envolve o trabalho nas escolas para ajudar as crianças a lidar com questões acadêmicas, emocionais e sociais. Os psicólogos escolares também colaboram com professores, alunos e pais para ajudar a criar um ambiente de aprendizado saudável.

A maioria dos psicólogos escolares trabalha em escolas de ensino fundamental e médio, mas outros podem ser encontrados em clínicas particulares, hospitais, agências estatais e universidades. Alguns vão para a prática privada e servem como consultores – especialmente aqueles com doutorado em psicologia escolar.

Psicologia Social

A psicologia social busca entender e explicar o comportamento social. Ele analisa diversos tópicos, incluindo comportamento de grupo, interações e percepções sociais, liderança, comunicação não-verbal e influências sociais na tomada de decisões.

As influências sociais no comportamento são um grande interesse da psicologia social, mas esses tipos de psicólogos também se concentram em como as pessoas percebem e interagem com os outros. Este ramo da psicologia também inclui tópicos como conformidade, agressão e preconceito.

Psicologia do esporte

A psicologia do esporte é o estudo de como a psicologia influencia os esportes, o desempenho atlético, o exercício e a atividade física. Os indivíduos podem trabalhar com um psicólogo esportivo para melhorar seu foco, desenvolver resistência mental, aumentar a motivação ou reduzir a ansiedade relacionada ao esporte.

Alguns psicólogos esportivos trabalham com atletas profissionais, como jogadores profissionais e atletas olímpicos. Outros utilizam exercícios e esportes para melhorar a saúde e o bem-estar de não atletas ao longo de suas vidas.

Uma última dica

A psicologia está sempre evoluindo e novos campos e ramos continuam a surgir. É importante lembrar que nenhum ramo da psicologia é mais importante ou melhor do que qualquer outro. Cada área contribui para nossa compreensão dos diversos fatores psicológicos que influenciam quem somos, como nos comportamos e como pensamos.

Ao realizar pesquisas e desenvolver novas aplicações para o conhecimento psicológico, os profissionais que trabalham em todas as áreas psicológicas são capazes de ajudar as pessoas a se entenderem melhor, enfrentar os problemas que possam enfrentar e viver melhor.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha