O que é a Síndrome de Burnout ou do Esgotamento Profissional?

1Roselí Dias Lima

2Ana Rita de Cassia Vieira de Moraes

A Síndrome de Burnout é considerada pelo Código Internacional de Doenças (CID-10) como um esgotamento derivado das atividades laborais, com sintomas de ordem psíquica e emocional, instabilidade na vida profissional e pessoal do trabalhador. Recentemente, a síndrome do esgotamento profissional (Burnout) foi reconhecida pela Organização Mundial de Saúde como um fenômeno relacionado às atividades laborais, passando a possuir uma classificação mais detalhada no CID-11 no ano de 2022. Essa alteração é importante considerando que as pessoas com esse diagnóstico terão o acesso aos direitos trabalhistas e previdenciários garantidos, por conta de ser uma doença decorrente do trabalho.

Em resumo, a síndrome de burnout pode ser definida como o processo de adoecimento psicofísico em decorrência da exposição do trabalhador ao estresse demasiado no ambiente de trabalho.  

Desta forma, a síndrome deriva do processo de adoecimento provocado pelas condições de trabalho, ocasionando sintomas físicos, sintomáticos e psíquicos no trabalhador, tendo em vista que o trabalho desses profissionais está relacionado ao cuidado, portanto, deve-se observar a relevância do tema e a necessidade de repensar estratégias para promover saúde mental desses trabalhadores.

Identifica-se a necessidade de trazer esse diálogo para o mundo acadêmico, buscando novas abordagens e pesquisas que tracem os fatores e as causas do esgotamento profissional dos profissionais de saúde, a fim de intervir na condição laboral, com novas propostas de prevenção, manejo do estresse e redução dos sintomas.

Então, como avaliar as causas e as consequências que são determinantes no desenvolvimento da Síndrome de Burnout em profissionais da saúde?

Realizamos uma revisão bibliográfica conduzida através de buscas nas bases de dados SciELO, LILACS, Google Acadêmico, BJD, BVS e PePsic, utilizando-se os descritores “Burnout”, “Saúde Mental”, “Trabalhadores da Saúde”, “Esgotamento Profissional” e “Estresse Ocupacional”, nas quais foram utilizadas diversas combinações de termos relacionados à presente temática. 

Dessa forma, após análise dos referidos estudos, evidenciou-se a pré-disposição dos profissionais de saúde a desenvolverem a Síndrome de Burnout, dado o fato de que a função laboral está relacionada à assistência e ao cuidado, ao sofrimento e morte, além de expor o profissional a diversos estressores, como sobrecarga de trabalho, reportar-se às chefias diferentes, falta de reconhecimento.

Verificou-se ainda que, são fatores importantes a serem considerados: condições laborais para execução das atividades, sobretudo, a dificuldade em cumprir metas dadas, acaba por elevar o nível de estresse dessa população.

Destacou-se ainda que, entre os profissionais de saúde, a exaustão foi apontada como importante gatilho para ideação suicida durante a pandemia de Covid-19.

Diante dos resultados, verificou-se a necessidade do desenvolvimento de maiores pesquisas na área, bem como de realização de intervenções visando à prevenção, manejo e diminuição do estresse no ambiente laboral, a fim de proporcionar melhora na qualidade de vida dos profissionais de saúde e, consequentemente no serviço oferecido.

Afinal, quem cuida de quem cuida?!

1 Faculdade Pitágoras. Feira de Santana, Bahia, Brasil;

2 Centro Universitário Sudoeste Paulista (UniFSP). Itapetininga, São Paulo, Brasil

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha