fbpx

Olá, pessoal!

Muito se fala do estigma da saúde mental. Muitos a consideram algo a ser mantido fechado a sete chaves, sem nunca vir a público pelo receio de passar pelo julgamento alheio. É comum vermos pacientes de nutricionistas ou dentistas publicarem em redes sociais os frutos de seus tratamentos (os famosos “antes e depois”), mas alguém já viu um paciente de psicólogo ou psiquiatra publicamente divulgar seu “antes e depois”, dizendo como a psicoterapia ou determinado psicofármaco o ajudou? Acredito que poucos.

Fico feliz quando uma pessoa conhecida publicamente, como o ator norte-americano Zachary Levi (famoso pela série “Chuck” e por interpretar o super-herói Shazam nos cinemas), vem a público e diz que “nós precisamos falar sobre isso (saúde mental) o tempo inteiro”. Ele mesmo, após anos de depressão, buscou ajuda especializada e hoje advoga pelo fim do estigma da saúde mental. Em consonância com Zachary Levi, a diretora nacional de alianças estratégicas da Aliança Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos (NAMI, na sigla original), Katrina Gray, disse que “nós não sabemos como falar a respeito da saúde mental em nossas conversas cotidianas […] e quando as pessoas não sabem o que dizer ou como responder, frequentemente acabam evitando conversas sobre o tópico”.


PsicoMed no Facebook

Nós, como profissionais da saúde mental, devemos incentivar o público leigo e explicar claramente que a busca de ajuda profissional não denota fraqueza do indivíduo, mas sim uma grande força de vontade para buscar o desenvolvimento de seu potencial. Contar com o auxílio de um profissional da saúde mental não significa que “fulano está louco”. Ignore pessoas que, por desconhecimento, dizem que “psicólogos são para loucos” ou sinal de fraqueza. Se você acredita que está depressivo, ansioso, com problemas de relacionamento em casa ou no ambiente profissional e consegue perceber que isso está lhe causando sofrimento emocional (e, talvez, até físico), não hesite em buscar ajuda.

Deixo aqui o link da matéria feita com o ator Zachary Levi (em inglês): https://www.psycom.net/zachary-levi-shazam-depression/

0

Artigos relacionados

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp