Eles até reclamam, mas quando alguém oferece terapia, justificam que não podem porque não tem tempo, ou não tem dinheiro (mesmo tendo). Às vezes, mesmo o psicólogo oferecendo o atendimento a um preço simbólico o paciente arranja um jeito de não fazer o processo.

Não ter tempo, não ter dinheiro, na verdade, pode ser desculpa para não aceitar ajuda. E o cliente faz isso por vários motivos. Vou mostrar as 3 razões principais.

A primeira é não estar pronto para mudar sua vida. Sabe, é uma relação de amor com o problema. Alguns chegam a verbalizar: ‘ninguém tira esse problema de mim’.

A segunda razão é que eles nem conseguem ver o problema. Aquilo já acontece há tanto tempo que a pessoa vê isso com normalidade. Às vezes, as pessoas que convivem com seu potencial cliente, até reforçam a ideia de que isso não seja um problema.

A terceira razão é que o cliente não sente que o profissional possa realmente ajudá-lo. Isso pode ser uma desculpa para não ter que enfrentar seus medos, ou o profissional não está sendo eficiente em mostrar as qualidades e benefícios do seu trabalho. Às vezes, são as suas coisas combinadas.

Fato é que, nem todas as pessoas estão prontas para serem ajudadas. Assim como nem todo psicólogo está pronto para ganhar dinheiro com o seu belo trabalho.

Vejo muitos psicólogos reclamando que ‘psicologia não é valorizada’ ou ‘psicologia não dá dinheiro’. Pior! Reclamam que o colega está ganhando bem ‘aplicando marketing na divulgação’.

Nós não somos diferentes dos nossos clientes. No fundo, todas as pessoas tem medo de admitir que possuem vulnerabilidades, medos e problemas – como todo mundo!

Aí a pessoa se esconde atrás da reclamação e do julgamento para não ter que encarar a realidade. Para mim, esse é um caminho que empurra para morte. Morte de sonhos e projetos. Morte do crescimento profissional. Morte da sua energia vital aplicada ao bem comum.

Quanto antes admitimos os pontos que precisamos melhorar, antes resolvemos o que nos impede de crescer. Assim como funciona para o nosso paciente, funciona pra gente!

Quem aqui nunca recebeu um paciente que buscou atendimento ‘só porque alguém na família obrigou ir ao psicólogo?’. Ou aquela pessoa que chega na sessão e diz ‘não tenho problemas, só vim porque quero me autoconhecer’. Ô ingenuidade!

A questão é que fere o nosso EGO admitir que não somos perfeitos. Aí encontramos motivos para explicar a busca por ajuda, sem descer do salto. É como se fosse um pedido de ajuda, sem a intenção receber.

A gente só pode curar aquilo que pode perceber, entender e sentir.

Do mesmo modo que o psicólogo só vai ganhar dinheiro quando puder perceber as crenças que o impedem de compartilhar seus conhecimentos. Sem medo do CRP, sem medo do que os outros vão dizer. Sem rodeios.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha