fbpx

Eles até reclamam, mas quando alguém oferece terapia, justificam que não podem porque não tem tempo, ou não tem dinheiro (mesmo tendo). Às vezes, mesmo o psicólogo oferecendo o atendimento a um preço simbólico o paciente arranja um jeito de não fazer o processo.

Não ter tempo, não ter dinheiro, na verdade, pode ser desculpa para não aceitar ajuda. E o cliente faz isso por vários motivos. Vou mostrar as 3 razões principais.

A primeira é não estar pronto para mudar sua vida. Sabe, é uma relação de amor com o problema. Alguns chegam a verbalizar: ‘ninguém tira esse problema de mim’.

A segunda razão é que eles nem conseguem ver o problema. Aquilo já acontece há tanto tempo que a pessoa vê isso com normalidade. Às vezes, as pessoas que convivem com seu potencial cliente, até reforçam a ideia de que isso não seja um problema.

A terceira razão é que o cliente não sente que o profissional possa realmente ajudá-lo. Isso pode ser uma desculpa para não ter que enfrentar seus medos, ou o profissional não está sendo eficiente em mostrar as qualidades e benefícios do seu trabalho. Às vezes, são as suas coisas combinadas.

Fato é que, nem todas as pessoas estão prontas para serem ajudadas. Assim como nem todo psicólogo está pronto para ganhar dinheiro com o seu belo trabalho.

Vejo muitos psicólogos reclamando que ‘psicologia não é valorizada’ ou ‘psicologia não dá dinheiro’. Pior! Reclamam que o colega está ganhando bem ‘aplicando marketing na divulgação’.

Nós não somos diferentes dos nossos clientes. No fundo, todas as pessoas tem medo de admitir que possuem vulnerabilidades, medos e problemas – como todo mundo!

Aí a pessoa se esconde atrás da reclamação e do julgamento para não ter que encarar a realidade. Para mim, esse é um caminho que empurra para morte. Morte de sonhos e projetos. Morte do crescimento profissional. Morte da sua energia vital aplicada ao bem comum.

Quanto antes admitimos os pontos que precisamos melhorar, antes resolvemos o que nos impede de crescer. Assim como funciona para o nosso paciente, funciona pra gente!

Quem aqui nunca recebeu um paciente que buscou atendimento ‘só porque alguém na família obrigou ir ao psicólogo?’. Ou aquela pessoa que chega na sessão e diz ‘não tenho problemas, só vim porque quero me autoconhecer’. Ô ingenuidade!

A questão é que fere o nosso EGO admitir que não somos perfeitos. Aí encontramos motivos para explicar a busca por ajuda, sem descer do salto. É como se fosse um pedido de ajuda, sem a intenção receber.

A gente só pode curar aquilo que pode perceber, entender e sentir.

Do mesmo modo que o psicólogo só vai ganhar dinheiro quando puder perceber as crenças que o impedem de compartilhar seus conhecimentos. Sem medo do CRP, sem medo do que os outros vão dizer. Sem rodeios.

+1

Leave a Comment

Posts recentes

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Cresta Help Chat
Send via WhatsApp

Login