PsicoMed Saúde

A terapia online, como o próprio nome já indica, é feita à distância via aparelhos eletrônicos. Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) liberou o atendimento online mediante adaptação às diretrizes da resolução nº 11/2018. As consultas podem ser feitas através de vídeo chamadas, ligações ou plataforma específica.

Nesta modalidade de terapia, o paciente dialoga com o psicólogo da mesma forma que numa terapia presencial, porém, usa o celular ou o computador/notebook à disposição. Para obter mais privacidade, pode fechar a porta de um cômodo silencioso da casa e usar fones de ouvido com microfone.

Um dos principais desafios é o momento pré e pós-terapia online, pois o paciente pode voltar a sua atenção para qualquer coisa nesses momentos. Essa conduta pode acabar atrapalhando a autorreflexão que ocorre, especialmente depois da consulta. Porém, é uma questão de adaptação que pode ser contornada pelo próprio paciente.

Já na terapia presencial, o contato é cara a cara e há o esforço do deslocamento até o consultório. Esse envolve um planejamento maior para balancear a consulta e as obrigações do dia. Por vezes, as sessões acontecerão na parte da noite ou no fim de semana, de acordo com a disponibilidade do paciente durante a semana.

O ambiente do consultório varia de acordo com a metodologia do profissional, com objetos a serem usados em exercícios durante a consulta e decoração voltada para gerar determinado sentimento no paciente. O tratamento de crianças, em especial, usa diversos brinquedos e jogos de tabuleiro.
Quais são as vantagens da Terapia Presencial?

Para muitos, o contato direto é muito importante. Não que o paciente terá que abraçar ou tocar o psicólogo durante a consulta. Estar na presença dele, vê-lo cara a cara e saber que é “de carne e osso” são o suficiente para deixá-lo confortável. Essa preferência depende da personalidade e dos gostos de cada pessoa.

Além disso, o encontro semanal com o psicólogo costuma ser um momento de autocuidado, de refúgio emocional da rotina, para o paciente. Depois de um expediente corrido, pode ser reconfortante ter aquele espaço de silêncio e de compreensão. O deslocamento até o consultório também pode ser apreciado por quem gosta de dirigir.

A terapia presencial permite também que o psicólogo analise pequenos sinais da linguagem corporal do paciente, não somente as expressões faciais.
Quais são as vantagens da Terapia Online?

A terapia online é mais flexível por poder ser feita em qualquer momento e em qualquer lugar, com horários previamente agendados. Em caso de viagem, condição de saúde que não permite que o paciente saia de casa e até mudança de país, ainda é possível entrar em contato com o psicólogo.
Vantagens da terapia online

A variedade de horários garante mais conforto ao paciente. Além de permanecer na própria casa durante a consulta, pode escolher o momento do dia mais agradável para si. Quem trabalha em casa, por ter um expediente maleável, tem ainda mais opções de horários.

A ausência da necessidade de deslocamento, dependendo da cidade ou do bairro, também garante mais tranquilidade. O trânsito, especialmente em horários antes ou após o trabalho, costuma ser intenso e pode estressar o paciente justamente antes da consulta.

Outra vantagem da terapia online é a facilidade para falar de problemas mais graves ou que causam embaraço, como problemas no relacionamento. Há assuntos que ninguém gosta de falar pessoalmente, certo? Apesar de o psicólogo estar presente e atento à fala do paciente, mesmo que à distância, o distanciamento facilita a exploração de dilemas íntimos ou muito dolorosos.

Pacientes com condições severas, como agorafobia, ansiedade generalizada e fobia social, também podem se beneficiar muito com a terapia online. Eles não precisam passar por momentos de apreensão entre desconhecidos até chegar ao consultório.

Além disso, achar profissionais especializados em terapias específicas se torna mais fácil. Como na internet há de tudo um pouco, pessoas em busca de psicólogos que atendem condições pontuais, como psicomotricidade e autismo, podem encontrá-los procurando sobre a condição específica.

Por fim, o custo-benefício é geralmente mais em conta, tornando esta modalidade de terapia mais acessível. Nem todo mundo pode investir em um acompanhamento psicológico, embora cuidar da saúde mental seja essencial. Na terapia online, o paciente pode encontrar valores correspondentes ao seu estilo de vida.

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Login

Whatsapp
Whatsapp