fbpx

A ansiedade é definida pelo dicionário Michaelis da seguinte forma

1- Sofrimento físico e psíquico; aflição, agonia, angústia, ânsia, nervosismo.
2- PSICOL Estado emocional frente a um futuro incerto e perigoso no qual um indivíduo se sente impotente e indefeso.
3- FIG Desejo ardente ou veemente; anelo.
4- Sentimento e sensação de intranquilidade, medo ou receio.

Começando pela última definição, temos a ansiedade como uma sensação, um desconforto, frente ao desconhecido, ao imprevisto. O sentimento de ansiedade foi ao longo da história humana importante para o seu desenvolvimento e ainda é até hoje, então não podemos classificá-lo como doença, mas sim um comportamento adaptativo frente a uma determinada realidade.

Então quando a ansiedade deixa de ser um sentimento importante para nós e pode se transformar sim em uma doença? Assim como diversos comportamentos que transformam-se em doença, a ansiedade terá essa classificação de acordo com o impacto que os sintomas tiverem na vida de determinada pessoa.


PsicoMed no Facebook

Os sintomas de um transtorno de ansiedade podem incluir palpitações, suor excessivo, boca seca e eventualmente falta de ar. Muitas vezes uma pessoa em uma crise de ansiedade pode pensar tratar-se de algum outro problema como algo relacionado a área cardíaca, Dependendo da intensidade, frequência e outros fatores relacionados a ansiedade pode ser necessária uma avaliação médica.

Do ponto de vista da psicologia, quando descartado algum eventual problema físico é necessária uma avaliação e um trabalho para verificar como a ansiedade se manifesta na vida da pessoa e qual o seu papel. Muitas vezes a ansiedade é tão somente um comportamento aprendido em situações anteriores de forma traumática e que não tem mais sentido no modo de vida atual da pessoa.

A psicoterapia pode auxiliar no trabalho relativo a ansiedade, ao procurar em conjunto com o cliente trabalhar as questões que levam ao comportamento ansioso que pode melhorar ao longo do tempo trazendo uma melhor qualidade de vida pois os transtornos relacionados a ansiedade tem um impacto significativo no dia a dia, muitas vezes levando a limitações quando por exemplo se manifesta em uma síndrome do pânico que torna restrita em certo sentido as vivências do cotidiano.

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp