A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é uma abordagem da psicoterapia que busca entender a relação entre pensamentos e ações, sendo amplamente fundamentada cientificamente. Ela é utilizada para tratar diversos transtornos mentais, e suas intervenções são individualizadas para cada paciente. Abaixo estão alguns dos transtornos que podem ser tratados com TCC:

  1. Transtornos de Ansiedade: TCC é eficaz no tratamento de transtorno de ansiedade generalizada (TAG), síndrome do pânico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), entre outros. Para cada transtorno, podem ser utilizadas técnicas específicas, como relaxamento progressivo, respiração lenta, regular e técnicas de meditação.
  2. Fobias: A exposição gradual é uma técnica bem consolidada pela TCC para tratar fobias. Os pacientes são gradualmente expostos a situações que geram medo, primeiro por meio da imaginação e, posteriormente, de forma presencial.
  3. Transtornos Alimentares: TCC é aplicada para tratar transtornos alimentares, como anorexia nervosa, bulimia nervosa e transtorno alimentar compulsivo periódico. Os terapeutas fornecem ferramentas para ajudar o paciente a controlar os impulsos alimentares e desenvolver uma reeducação alimentar.
  4. Transtornos Depressivos: TCC pode auxiliar no tratamento de transtorno depressivo maior, distimia e fase depressiva do transtorno afetivo bipolar. A terapia ajuda a criar rotinas que aumentem o bem-estar e a motivação do paciente.
  5. Traumas: A TCC é uma das modalidades usadas para tratar traumas. Por meio de técnicas, os traumas podem ser ressignificados, resultando em uma melhora significativa na qualidade de vida do paciente.
  6. Transtornos de Personalidade: A psicoterapia é o tratamento mais eficaz para os transtornos de personalidade, com a TCC sendo uma das abordagens utilizadas. Ela pode ser combinada com medicamentos para ajudar a abrandar os sintomas.
  7. Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC): A TCC visa ajudar o paciente a entender os gatilhos que desencadeiam os pensamentos obsessivos e, com base nisso, fazer mudanças em seu ambiente e comportamento.
  8. Vícios: A TCC é altamente eficaz para trabalhar com vícios, sejam eles relacionados ao uso de substâncias ou comportamentais, como pornografia e masturbação. A terapia promove recursos para ajudar os pacientes a superar a dependência e manter a abstinência.
  9. Transtorno de Estresse Pós-Traumático (TEPT): A TCC é utilizada para ajudar os pacientes com TEPT a diminuir a carga emocional das memórias traumáticas, proporcionando alívio do sofrimento.

As sessões de terapia com TCC seguem métodos e protocolos estruturados, com base em pesquisas científicas. O número de sessões pode variar de acordo com o paciente e o transtorno, mas geralmente tem uma média de 12 a 24 sessões.

A TCC oferece recursos para que os pacientes possam dar um novo significado aos seus pensamentos, resultando em ações mais funcionais no dia-a-dia. Se você deseja agendar uma sessão de TCC ou obter mais informações, pode procurar especialistas na área de saúde mental que utilizam essa abordagem na Psicomed

 

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha