Adolescência: o que pode ser bom ou ruim nesta fase (Parte 1).

​Recebi a seguinte questão: “Como você reagiria se sua filha adolescente engravidasse?” considerei pertinente compartilhar minha resposta, como segue abaixo:

Em primeiro lugar, aprendi por meio das pesquisas sobre o tema da gravidez durante a adolescência e depois de alguns anos atendendo meninas que engravidaram nesta faixa etária, além de exemplos próximos em nosso cotidiano os quais apenas observei que, não necessariamente, este é um fenômeno ruim ou bom em si apenas.

A temática me é bastante cara pois, em um dos artigos que resultaram da minha dissertação de mestrado, apontamos sobre os problemas emocionais e de comportamento em adolescentes grávidas entre uma amostra atendida em serviço público de saúde.

Particularmente, caso uma notícia desta a respeito de minha filha ainda me chegasse causando surpresa, no mínimo, eu seria obrigado a admitir que algo não estava exatamente como eu esperava já algum tempo. Isto se eu também viesse a analisar o contexto e chegasse à conclusão de que seria uma situação desfavorável para o desenvolvimento de minha filha e família. Pois, como acredito e tenho escrito, as mudanças em uma família não acontecem da noite para o dia e envolvem todos os seus membros.

Enfim, eu trabalharia para cumprir com as tarefas necessárias em uma transição do ciclo vital da minha família que, do previsível que poderia ser a chegada do(a) primeiro(a) filho(a) e neto(a), passou a um evento imprevisível, como denominam Carter e McGoldrick (1995). Isto implica em mudanças de papéis e funções no sistema familiar, não apenas para a jovem que se torna mãe, mas para nós como avós, os que se tornam tios, primos… Cada um na sua medida, nem mais, nem menos.

O agravante, como penso ter sido um dos principais apontamentos na minha dissertação, é que três sistemas familiares inteiros passariam a viver, no mínimo, três momentos estressantes de mudanças intensas. Referimo-nos na ocasião em relação às famílias do pai da criança, da adolescente e ainda de uma possível família em formação que seria a que o próprio casal que gerou a criança pode ou não formar. São tarefas da fase da adolescência, fase adulta dos filhos, relação conjugal (ou não), do nascimento de uma criança e outros papéis, todas com suas particularidades e exigências inevitáveis.

Com tudo, haveria um acúmulo de estresse para todos os membros. Não haveria como cumprir apenas um papel e conjunto de funções para cada pessoa. Uma postura contrária a isto seria simplista e, ao invés de solucionar problemas mais rapidamente e do melhor modo, iria apenas agravar a própria vida do familiar que considerasse a situação de maneira unilateral. Não há escapatória, a situação requer muita atenção e competências que, se não foram desenvolvidas ainda, terão que ser!

O mais paradoxal que considero nisso tudo é que, para um grande número de adolescentes que engravidam no Brasil, a situação de suas vidas é tão ruim em vários aspectos sociais, econômicos e culturais que, por mais estressante que possa ser lidar com uma mudança tão intensa, tal fenômeno costuma até mesmo livrar as jovens do cenário catastrófico em que viviam para lançá-las, obrigatoriamente, em um universo de responsabilidades e cotidiano protetivo para seu desenvolvimento. Concordem ou não, este é o Brasil que “precisa ser estudado”!

Luis Antonio Silva Bernardo

Psicólogo CRP 19/004142

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha