Adolescência (Parte 2).

 Escrevo sobre a adolescência dos filhos ou, como prefiro, o estágio em que a família entra na adolescência, conforme estudos sobre desenvolvimento familiar (Carter & McGoldrick, 1995), porque em especial quero servir aos amigos que estão no momento vivendo exatamente esta fase com suas famílias.

Além desta razão, também cansei de me deparar quase que diariamente com o discurso de pais, colegas de trabalho, pastores de igrejas, policiais, conselheiros tutelares, professores e diretores de escolas, avós, apresentadores de programas da televisão e muitas outras pessoas se referindo à adolescência com palavras que rotulam esta faixa etária do desenvolvimento humano de maneira negativa e depreciativa.

Porém, reconheço o sofrimento legítimo das famílias, pois também encarei por anos (quase que diariamente) situações extremas das mais diversas entre o que pode acontecer de pior numa família com filhos adolescentes quando lidam com seus problemas. Pude perceber que aspectos comuns e previsíveis podem se tornar complicados e provocar consequências trágicas que marcam a história de todos ao redor por mais de uma geração, ao mesmo tempo em que as situações mais dolorosas e, aparentemente impossíveis num primeiro momento de avaliação, tornam-se propulsoras de processos transformadores positivos e duradouros.

Seja como for, independente da intensidade das dificuldades que uma família com filhos adolescentes pode enfrentar, existem dimensões do desenvolvimento que devem receber toda a atenção das pessoas que são responsáveis, trabalham ou possuem alguma preocupação por adolescentes. Refiro-me a um modelo de avaliação do desenvolvimento de competências na fase da adolescência amplamente difundido em todo o mundo, que faz parte de um questionário chamado Youth Self Report – YSR (Achenbach & Rescorla, 2004), traduzido e validado no Brasil por Rocha (2012).

Utilizei o YSR em algumas pesquisas e projetos, como na graduação em psicologia e no mestrado em ciências da saúde, neste último estudei o perfil de um grupo de adolescentes grávidas e parte dos resultados estão divulgados no primeiro artigo que fora publicado sobre o trabalho. Embora nestes estudos eu tenha investigado os aspectos de problemas emocionais e comportamentais, acabei por me acostumar a considerar nas entrevistas da prática clínica os itens da escala de competências que compõe o YSR.

De modo simplificado e apenas para contribuir brevemente com a prática cotidiana de educar adolescentes, a escala de competências do questionário YSR investiga a qualidade do desenvolvimento dos adolescentes quanto a cinco áreas: estudos escolares, habilidades de trabalho, práticas de atividades físicas, envolvimento com passatempos e níveis de amizades.

Adolescentes com bom desempenho escolar, que realizam tarefas de trabalho dentro ou fora de casa, que praticam com regularidade alguma atividade esportiva, possuem o hábito de realizar alguma atividade de passatempo e cultivam amizades significativas estarão menos vulneráveis a problemas emocionais e comportamentais. Caso tenham de fato algum problema ou déficit no desenvolvimento, em primeiro lugar, garantir a um adolescente o acesso a tais áreas de atuação, com certeza, irá potencializar sua capacidade de enfrentamento das dificuldades.

Antes de se encaminhar crianças e adolescentes sem diagnósticos ou apenas com queixas difusas, deve-se garantir o simples cumprimento do que é previsto em Lei. Pois, está escrito na Constituição Federal do Brasil que “É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão”. (Lei nº 9.610, de 19.02.1998, Art. 227).

Deve-se primeiro garantir direitos às crianças, adolescentes e jovens para depois procurar diagnóstico, medicação e atribuir a elas a causa dos problemas familiares, escolares ou da sociedade. Antes de um dia ser obrigado a buscar tratamento para seu filho ou filha, invista no desenvolvimento da sua própria habilidade de parentalidade (educar filhos) ou, não deixe de se incluir no tratamento dele(a), caso já seja esta a situação, nesta fase de “família adolescente”.

Luis Antonio Silva Bernardo

Psicólogo CRP 19/004142

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha