PsicoMed Saúde

A adolescência pode ser definida como um período em que o indivíduo está se preparando para vida adulta, acabou de sair da infância e depara-se com um momento que, em muitas vezes, pode ser turbulento.

Essa preparação pode gerar adaptações não saudáveis para este adolescente, que para se defender destas turbulências naturais do processo se infantiliza, negando-se a crescer. Ora, eu estava tão bem sendo uma criança no meu ambiente familiar, porque eu vou mudar? E este indivíduo recusa-se a assumir responsabilidades pertinentes ao seu novo contexto.

O que também pode acontecer é esse indivíduo adotar responsabilidades para as quais a sua capacidade psicológica não está madura o suficiente para assumir, agindo como um adulto pleno, como se a transição infância/adolescência/adultez, fosse interrompida, pulando o adolescer.

Estas adaptações podem gerar sofrimento ao adolescente e a sua família, no momento em que os familiares não sabem como agir com este novo indivíduo, que está se formando, e o próprio individuo sofre por não compreender as mudanças que surgem na sua vida.

A adolescência é um período de diversas descobertas, o despertar amoroso e sexual, o interesse por profissões, a descoberta de seus próprios valores, etc. E estas descobertas podem gerar conflitos. Os valores da família do indivíduo adolescente podem ser diferentes dos que o adolescente entende como necessários para sua vida, surge questões que podem ser contraditórias para o adolescente e este trará para família questionamentos que antes não eram feitos.

A psicoterapia com adolescentes consiste em ajudar o indivíduo a compreender este momento turbulento e impulsionar o autoconhecimento, para que este adolescente possa se dar conta das ferramentas que utiliza para reagir diante dos conflitos e possa identificar se estas reações geram sofrimento emocional. O indivíduo em formação muitas vezes não sabe quais são suas preferências, o que pretende para o seu futuro e a sociedade atua forçando que ele realize escolhas que pode não estar preparado para escolher. A psicoterapia vai atuar para compreensão deste momento, para proporcionar que o indivíduo busque soluções saudáveis para os seus questionamentos e consiga avançar desta fase sem traumas, para poder tornar-se um adulto que sabe o que lhe faz bem e estar próximo de atitudes que gerem satisfação com a vida.

 

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Login

Whatsapp
Whatsapp