O luto resposta emocional experienciado nos primeiros estágios da perda, é vivenciado não apenas perante a morte física de alguém, sempre que ocorre uma perda significativa, nem sempre é fácil falar de luto, na medida em que nos remete para a ideia de imediato, e é certo de que todos nós temos dificuldades em aceitar a perda, dificuldade em lidar com o sofrimento o pesar, aflição e por fim a tristeza. O luto nunca deve ser suprimido, ele é natural é possível aceitar a perda sem haver um sofrimento intenso e constante que possibilita o reinventar da realidade pela ação dos novos laços com a vida. A identidade da pessoa se transforma, nada mais é como costumava ser antes, tende a causar inúmeras alterações na vida, como dor, sofrimento, com reações e prejuízos no funcionamento emocional social e cognitivo.
Para (Bowlby, 1990) O enlutado passa por anseio e busca por desorganização e desespero, as pessoas passam por uma transição de choque e negação de realidade incapacidade de fazer algo, aparece carregados de sentimentos de desespero raiva e tristeza.
Após o enfrentamento desses sentimentos, espera-se que o enlutado continue sua vida, sua existência se reinventando novas adaptações será necessária, embora com a saudade presente e ainda se reorganizando, poderá retornar suas atividades.
Pode haver consequências sociais e econômicas – perda de amigos e às vezes de renda. Mas primeiro ocorre o Pesar do luto. A perda é uma experiência altamente pessoal, esse processo de elaboração do luto, são os estágios em que a pessoa enlutada aceita a dolorosa realidade da perda, aos poucos se liberta do vínculo com o falecido e se readapta desenvolvendo novo interesses e relacionamentos,se adaptando a um novo normal. Segundo (E.Kübler-Ross, R.Schultz,1978).
Nessa elaboração, a resolução de questões psicológicas geralmente segue uma sequência; choque e descrença – podendo durar várias semanas; Preocupação com a memória da pessoa falecida, poderá durar de seis meses a dois anos, a viúva tenta resolver o problema , mas ainda não se pode aceitá-la: Resolução, a lembrança traz sentimentos de afeto com tristeza sem dor e ansiedade.
Segue algumas sugestões da área de saúde mental. Compartilhe a dor. Deixe ou encoraje – a pessoa que sofre a perda falar de seus sentimentos e compartilhe as memórias do falecido.
Não ofereça falso consolo. Ofereça ajuda prática, cuidar das crianças , cozinhar e fazer pequenos favores.
Seja paciente, pode levar tempo para a pessoa se recuperar de uma perda significativa, esteja disponível para falar e ouvir, e sugira ajuda profissional.

Fonte: National Mental Health Associativo,s/d.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha