De acordo com o dicionário o significado de casa é: “edifício de formatos e tamanhos variados, quase sempre destinados à habitação”.

Mas venho falar da sua casa interna, aquele lugar que só você tem acesso, é a única pessoa capaz de realizar transformações e coordenar de forma ímpar.

Isso significa olhar de outra perspectiva, aprender a valorizar o que é útil e dispensar o que atrapalha seu desenvolvimento. Essa é a graça! Com tantas experiências adquiridas ao longo do tempo, sua nova casa é mais ousada e flexível que antes. Todas as etapas da vida exigem diversos cuidados, e apesar de não se tornar adolescente, adulto ou velho de um dia para o outro, “oficializar” esses ciclos é de extrema importância e marcam a nossa história. Para algumas pessoas, comemorar o aniversário é uma maneira. Outra forma de ver é compreendendo que o envelhecimento é um processo contínuo que começa com o nascimento e só termina quando morremos.

Entender e aceitar que o corpo e a mente já não são mais os mesmos e suas respostas, tanto fisiológicas como psicológicas, também mudaram, é positivo. Isso agrega valor às suas conquistas por menores que sejam, pois cada uma fará parte da sua história, sem cortes ou censura. Na terceira idade muitas mudanças já ocorreram e outras mais estão por vir, por isso é tão significativo manter-se acessível e preparar sua casa para mais essa etapa.

A velhice não é uma parte separada do todo, mas sim a continuidade daquela criança cheia de sonhos, do jovem que levantava a bandeira para uma causa e do adulto que conseguiu vivenciar todas essas fases para chegar até aqui e passar por uma nova transformação para, finalmente, gozar da maturidade e experiência de vida. Essas etapas são acompanhadas pelos familiares e amigos, que mudam de casa com você! Eles fazem parte desse processo, pois vocês dividiram histórias, sentimentos, reflexões… Olhar o outro e saber que é possível confidenciar algo, fazer planos ou simplesmente se manter aberto a receber o que ele oferece pode parecer arriscado, mas torna a vida mais intensa. Ao longo dela, os laços de amizade são fortalecidos, e na maturidade sua importância é explícita, pois a manutenção dos vínculos sociais, afetivos e psicológicos fica evidente e mostra-se mais significativa que nunca.

Ainda assim, algumas pessoas vêem a velhice somente como perda de autonomia e doenças e fazem desse processo natural um vilão. Mas não precisa ser dessa forma, pois a dependência faz parte de todas as etapas da vida e pode ser social, financeira, afetiva, física… Portanto, sua casa pode ser mais tranquila, sem confusões ou tensões devido aos desentendimentos, mas com profundidade, moldada de acordo com suas necessidades e mais congruente com sua realidade interna e externa.

Quanto de sua vida é direcionado para a preparação dos seus anos de velhice? Você é a única pessoa capaz de entender os sinais da sua mente e corpo, aprender com os erros e transformar a própria vida!

 

Indico a série O método Kominski na Netflix. Série de humor que trata sobre questões do envelhecimento de forma leve e divertida.

Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Me siga nas redes sociais e, se precisar, entre em contato para iniciar seu processo de desenvolvimento emocional.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha