Para começar, uma breve descrição do que é afeto – está relacionado aos acontecimentos que nos rodeiam e como somos afetados por eles, como reagimos ao que nos é apresentado. Uma forma de representa-los socialmente é o sentimento (aqueles conhecidos – amor, ódio etc…). Então, quando algo os afeta, sentimos e nos emocionamos.

Quando não é possível identificar e nomear sentimentos e emoções, fica difícil lidar com os acontecimentos, pois você não saberá nem por onde começar. O mundo vivencia uma ameaça invisível à olhos nus, e a insegurança e a ansiedade estão presentes quase em tempo integral, por isso o autoconhecimento é indispensável. Insegurança e ansiedade são emoções naturais ao ser humano e que podem ser úteis para sua sobrevivência, porém, se você sente que é demais e que não está dando conta, dê atenção aos “comunicados” do seu corpo.

Ao sermos afetados por uma emoção, os sentimentos são “recuperados”, ou seja, ao vivenciar a situação, tudo aquilo que já passou é resgatado, como se fosse um caminho em que, todas as vezes que você sente emoção X, relembra os momentos que foram vivenciados sob a influência dessa mesma emoção. E, quando se trata da população idosa, que já vivenciou muitas coisas, passando por guerras, doenças, e acompanha diversos outros momentos da atualidade, como o advento da internet, por exemplo, esse caminho é longo e não pode ser desconsiderado.

Para lidar com tantas novidades, mudanças de padrões sociais, novas formas de viver e interagir, é preciso um tempo para assimilação do processo. Como fazê-lo se tudo hoje é tão rápido? Se conhecendo, entendendo seus limites e aprendendo com os erros e acertos. Dando espaço para que o novo faça parte da sua vida e não cristalizando os pensamentos. Assim, será possível trabalhar suas emoções e, além disso, lidar com elas. Se há algum tempo atrás, a psicoterapia era mal vista e a população idosa pouco tinha acesso, hoje tudo mudou. A psicoterapia tem seu espaço e está disponível nos mais diversos lugares para todas as pessoas, inclusive as idosas. Nunca é tarde para se enveredar no caminho do autoconhecimento.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha