Com mais de 400 anos a frase de Hamlet: “Ser ou não ser, eis a questão!’’ tem sido objeto do imaginário literário que reescreve a frase icônica, com ele empunhando um crânio, embora essa não seja a intenção verdadeira do autor. A peça shakespeariana buscou repetir a dúvida e a angústia do homem que, confrontado pelas opções, paralisa-se. A liberdade de ser é a ação simultânea de escolher e de renunciar.

O verbo ser é anômalo, pois, alimenta bem mais do que apenas questões gramaticais.

O medo faz parte da gente. Nossos ancestrais carregaram o medo a fim de sobreviverem. Quando o perigo surgia, o corpo encontrava alguns mecanismos de defesa: fugir, lutar ou a tanatose (capacidade de fingir-se de morto para afastar predadores). O instinto de cada indivíduo ao combater o medo determinava a resposta defensiva que o corpo adotaria. Hoje nossos predadores não têm presas e, mesmo assim, nos assustam como se tivessem. O medo é para a sobrevivência como o oxigênio é para os pulmões: indispensável. Isolá-lo em nosso ser é negar parte daquilo que nos faz humano.

É assustador, eu sei: confrontar nossos medos e, por vezes, abraçá-los para dar um novo significado às respostas defensivas do corpo não é uma tarefa simples, porém se faz essencial. Pense na claustrofobia. O método freudiano inicia a busca por alguma experiência traumática singular que esteja no núcleo da fobia, assim, geralmente, o medo de ambientes fechados encontra respaldo numa experiência de enclausuramento.

Ainda que eu acredite que analogias sejam perigosas, não obstante, parafraseio a perspectiva junguiana do inconsciente: para quem o medo assemelha-se a uma planta que se nutre de seu rizoma. Enxergamos a flor e o caule (o medo como sintoma), enquanto o rizoma (como origem da experiência traumática singular) permanece oculto. É por isso que sempre reforço que a fala – e a clareza que ela traz – tem o poder de revelar o que está escondido. Desta forma, não precisamos reencenar o famoso dito de Heródoto com relação à Esfinge: “os enigmas dos antigos egípcios eram enigmas também para os próprios egípcios’’, uma vez que o sintoma não deve ser temido, pois ele é o guia.

Assim, lanço a reflexão acerca do medo. Visualize-o como um sintoma de algo mais profundo e não o ignore. Ele é importante para a nossa sobrevivência e, sem ele, nosso corpo não reage. A partir disto, independente da resposta escolhida para a célebre indagação de Hamlet, encontraremos a paz e a felicidade. A fala é essencial.

Daqui, estou pronto para ouvi-lo quando se sentir pronto.: (41) 99283-8970
Heduardo Del Pintor Vieira / Psicólogo – CRP: 08/32353
Siga-me na rede social: Instagram.

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha