A Organização Mundial da Saúde (2013) aponta o autocuidado como a prática de atividades realizadas pelo próprio indivíduo para a manutenção da vida, da saúde e do bem-estar. Assim, trata-se de uma atividade auto reguladora que atrelada à complexidade do conceito de saúde promove um estado de completo bem-estar físico, mental e social.
Em “Saber Cuidar: ética do humano – compaixão pela terra” (2014), Leonardo Boff afirma que o cuidado está para além do ato, é uma atitude que é inerente ao ser humano. Ao mesmo tempo em que sabemos cuidar, também desejamos ser cuidados. “[O cuidado] abrange mais que um momento de atenção, de zelo e de desvelo [diz respeito a] uma atitude de ocupação, preocupação, de responsabilização e de envolvimento afetivo com o outro” (Boff, 2014).
No decurso dos dias muitas vezes nos preocupamos tanto em cuidar do outro que esquecemos ou postergamos o cuidar de nós mesmos (self care). Estudos científicos sugerem que o comportamento de autocuidado e o sofrimento mental são componentes correlacionados para saúde mental. Daí a necessidade de tomar atitudes de autocuidado ser essencial e configura-se como uma estratégia de prevenção e de tratamento quando já há sofrimento mental instalado.
Para compreender melhor o sentido do autocuidado, existem quatro dimensões do autocuidado:
1) Autocuidado físico: cuidados com o corpo;
2) Autocuidado emocional: conexão com as emoções e a busca pelo autoconhecimento;
3) Autocuidado social: conexão com outras pessoas;
4) Autocuidado espiritual: estabelecer uma rotina de meditação, oração, conexão com a natureza ou com aquilo que você acredita e lhe faz bem.
Os benefícios do autocuidado são diversos, entre eles está a melhora na autoestima e confiança, aumento da criatividade e produtividade, controle da ansiedade, autoconhecimento e ganhos significativos nos relacionamentos interpessoais.
Vamos praticar o autocuidado? Lembre-se que ninguém pode fazer isso por você.
Leilane Andrade
Psicóloga e Jornalista
CRP 17/6253
@leilaneandpsicologa
Artigo publicado na Coluna Papo Psi, disponível no link: https://tcmnoticia.com.br/category/colunas/leilane-andrade/