Você já ouviu falar em EMDR?

O EMDR é uma abordagem terapêutica que desbloqueia memórias dolorosas, através da estimulação bilateral do cérebro.

A Terapia de Dessensibilização e Reprocessamento através de Movimentos Oculares (EMDR, na sigla em inglês) é uma abordagem terapêutica que foi originalmente desenvolvida para tratar o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT). Hoje, é utilizada para tratar uma variedade de sintomas psicológicos, principalmente, àqueles ligados às situações traumáticas.

E como isso acontece?

Vamos lá. Todos os dias muitas situações acontecem. Quando dormimos o cérebro faz a acomodação dessas vivências. Ele faz a adaptação delas na rede de memória. E vida que segue. A gente lembra do que aconteceu e não sofre. Porém, algumas dessas situações, seja porque foram muito dolorosas, seja porque foi feita uma interpretação inadequada, entre outros motivos, o cérebro não consegue digerir/adaptar, e por isso elas ficam lá congeladas. Algo que acontece há 1 mês, 3 anos, 10 anos, só de lembrar a pessoa treme, como se estivesse acontecendo agora. O corpo dispara sintomas como se estivesse diante de um perigo, quando na verdade, o perigo está na lembrança congelada através de um sentimento, uma emoção, uma imagem, dentro do cérebro.   

De forma simples, com a avaliação, é analisado se os comportamentos disfuncionais como crises de ansiedade, ataques de pânico, insônia, medo excessivo, são manifestações de situações traumáticas, e a partir dai, é elaborado um plano de tratamento para reprocessar lembranças e vivencias dolorosas, até que elas sejam adaptadas e consequentemente, os sintomas sejam cessados.

 Para quem já tentou mudar um comportamento, já fez de tudo e ainda assim percebe que está reagindo às mesmas experiências como antes, uma ótima opção é considerar a terapia EMDR. Ela pode ajudar a “reconectar” o cérebro fazendo as devidas associações entre a razão e emoção, ou seja, estimulando as duas áreas do cérebro talvez seja possível a racionalizar de algumas emoções. Sabe aquela sensação que você sabe o que tem que ser feito, mas não consegue? Pois é, as vezes precisa de uma ajuda a mais pro cérebro fazer essa conexão entre a razão e a emoção.

Ficou com alguma dúvida? Quer saber mais? Estou a disposição e terei o maior prazer em te responder. 😊

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha