Aprender a reconhecer os sintomas da ansiedade pode ajudá-lo a encontrar o motivo para problemas inexplicáveis. Além da ansiedade se manifestar de diversas formas, cada pessoa a sente de um jeito. O sentimento de ansiedade, por exemplo, pode não ser sentido com tanta intensidade por alguns indivíduos, deixando-os confusos quando recebem o diagnóstico.

Muitos incômodos emocionais podem ser motivados pela ansiedade. Como os seus sintomas são desconhecidos, as pessoas acabam atribuindo-os as suas próprias personalidades. A descoberta de que outros sentem o mesmo é recebida com surpresa. Logo, descobrem que é possível modificar aquele suposto traço de personalidade causador de sofrimento.

O Brasil vive uma epidemia de ansiedade, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). O país detém a maior taxa de pessoas ansiosas do mundo. Isso quer dizer que a quantidade de gatilhos para a ansiedade patológica é alto. Assim, saber reconhecer os sintomas se torna ainda mais importante.
O que causa a ansiedade?

A ansiedade não possui uma causa única para todos, como acontece nas patologias físicas. Embora existam fatores de risco, como a genética e o histórico familiar, todos estão suscetíveis a desenvolvê-la em algum momento da vida se não cuidarem da saúde mental.

O que torna a ansiedade patológica mais evidente no mundo moderno é o conhecimento acentuado dos profissionais da saúde sobre ela em relação ao passado, o que torna a identificação de sintomas mais precisa, e o ambiente altamente acelerado em que vivemos.

A informação chega mais rápido, as notícias ruins estão em evidência, e a pressão para ter as mesmas conquistas do passado (bens materiais, sucesso profissional, casamento) em tempo recorde é alta. Dessa forma, as pessoas ficam ansiosas mais facilmente.

Crises e acontecimentos estressantes também podem causar ansiedade, como os vistos abaixo:

Desemprego;
Divórcio;
Infidelidade no relacionamento;
Vestibular;
Promoção no trabalho;
Acidentes de trânsito ou de outros veículos;
Relacionamento abusivo;
Morte de alguém querido;
Crise financeira;
Assalto ou exposição a outro crime;
Brigas na família;
Assédio moral no ambiente profissional; e
Qualquer crise humana capaz de gerar estresse e ansiedade por um longo período.

Quando não tratada, a ansiedade pode causar depressão ou originar outras condições do espectro ansioso, como o Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC) e a Síndrome do Pânico.

Sintomas da ansiedade

Os sintomas da ansiedade são físicos, emocionais e psicológicos, sendo que uma pessoa pode sentir mais sintomas de uma categoria do que outros. Dessa forma, nenhum quadro de ansiedade é totalmente idêntico e isso pode acabar confundindo o ansioso.

Da pessoa ansiosa é esperado que os períodos mais comuns de manifestação dos sintomas, bem como a intensidade dos mesmos, sejam notados. Essas informações são úteis para fazer o diagnóstico no consultório médico ou na clínica de psicoterapia, seja presencial ou virtual.

Se você suspeita que os seus desconfortos emocionais e físicos possam estar ligados à ansiedade patológica, mas não sabe nada sobre ela, a lista abaixo vai ajudá-lo a chegar a uma conclusão. Veja com quantos sintomas da ansiedade você se identifica e quando se manifestam.

1. Preocupação excessiva

Pessoas ansiosas se preocupam com eventos que ainda não aconteceram. Seus devaneios vão longe e geralmente são pessimistas, fazendo-as sofrer por antecedência. Na maioria das ocasiões, os cenários trágicos não se concretizam, mas a pessoa insiste em remoer as sensações incômodas oriundas desses pensamentos.

A preocupação excessiva também pode estar relacionada ao passado. Após uma reunião, encontro ou saída com amigos, o ansioso repassa as suas falas e comportamentos, procurando erros em sua forma de agir. Assim, preocupa-se se os demais compreenderam as suas palavras ou o interpretam incorretamente.

Há uma inclinação ao negativo em quadros de ansiedade, o que pode explicar a necessidade de se preocupar com o ruim em vez de esperar o bom. Pensar dessa maneira é reconfortante para o ansioso, por isso pode ser difícil quebrar o hábito.

2. Ganho ou perda de peso

Você já sentiu vontade de comer para acalmar a ansiedade?

Até mesmo pessoas que não são ansiosas podem fazer isso quando não se sentem bem. A compulsão alimentar é ainda mais grave na ansiedade patológica. A vontade de comer doces, pães, massas e fontes de carboidrato no geral é corriqueira. Consequentemente, o consumo desses alimentos causa o aumento do peso.

O apetite também pode desaparecer devido à inquietação constante. Ela interfere no metabolismo, acelerando-o, e acaba com a vontade de comer. Por isso, se houver perda de peso acentuada em um curto período é necessário se questionar sobre as razões por trás dela.

3. Evitar determinadas situações

Um dos sintomas da ansiedade mais difíceis de perceber é o comportamento esquivo. A pessoa ansiosa não o vê, a princípio, como algo necessariamente ruim. Ela simplesmente prefere evitar situações sociais para não se sentir desconfortável.

À medida que gratifica esse comportamento, porém, ele pode sair do controle e fazer a pessoa temer situações sociais simples. Por conseguinte, a ansiedade se fortalece nessas ocasiões e outros sintomas podem aparecer, como o mutismo seletivo ou o pânico.
4. Memória e concentração prejudicadas

A ansiedade causa perda de memória porque diversas áreas do cérebro se tornam ativas em momentos de estresse. O resultado dessa perturbação cerebral é a dificuldade para se concentrar em tarefas simples e danificação da memória de curto prazo.

Por essa razão, as pessoas ansiosas às vezes têm dificuldade para conversar sobre assuntos complexos, reter informações e explicar pontos de vista.

5. Crises de ansiedade (ou ataque de pânico)

A crise de ansiedade, ou de pânico, é um dos mais graves sintomas da ansiedade. A sua aparição sugere uma debilitação no quadro de saúde mental da pessoa ansiosa. Ela pode acontecer a qualquer momento, mas tende a ser desencadeada por gatilhos, como interações sociais desgastantes.

É recomendado procurar um psicólogo após a primeira crise para prevenir outras e dar início ao tratamento da ansiedade.

6. Insônia

A dificuldade para dormir é um sintoma clássico. Se você tem passado noites em claro, remoendo acontecimentos passados ou pensando no futuro, pode estar com ansiedade. Você também pode permanecer acordado sem saber a razão e, por mais que tente relaxar, não conseguir pregar o olho.

Quando estamos bem conosco, dormir não é um problema, especialmente quando se é jovem. Pacientes mais velhos têm uma dificuldade natural para dormir, portanto, a ansiedade pode passar despercebida.

7. Taquicardia

A taquicardia pode ser assustadora. O ansioso pode acreditar estar sofrendo de uma doença cardíaca ou estar prestes a ter um infarto. Essa preocupação costuma levar as pessoas ao médico para fazer uma bateria de exames. Essa postura é a correta, pois é preciso anular a possibilidade de patologias físicas.

A taquicardia associada à ansiedade pode se manifestar tanto em momentos de agitação quanto de estresse ou mesmo de repouso, como antes de dormir ou durante a execução de uma atividade.

8. Falta de ar

A falta de ar ocorre principalmente durante uma crise de ansiedade. O que a difere da hiperventilação causada por outras patologias é o seu desencadeamento. Ela costuma acontecer após um pensamento ansioso, uma emoção forte ou um acontecimento temeroso. Por vezes, um copo de água ou a respiração profunda acaba com esse sintoma desagradável.

9. Pensamento acelerado

Pensamentos desconexos e acelerados são um dos sintomas da ansiedade mais marcantes. O ansioso pensa o dia inteiro sobre diversos assuntos, empilhando-os em sua mente de maneira ilógica. Quando perguntado sobre as suas preocupações, ele não consegue explicá-las com clareza. É difícil, para ele, analisar os seus próprios devaneios.

A incapacidade de descansar a mente gera outros sintomas, como dor de cabeça, apreensão, falta de ar, taquicardia, entre outros. A relação entre a qualidade dos pensamentos e a ansiedade é muito forte. Idealmente, o ansioso vigiaria os seus devaneios para prevenir o agravamento da ansiedade patológica. Com o tempo, esse policiamento deixa de ser necessário.

10. Tensão muscular

Passar o dia inteiro preocupado deixa os músculos tensos! O pescoço, ombros e cabeça costumam ser os recipientes da tensão resultante da ansiedade, mas outras regiões do corpo podem ser atingidas.

A tensão muscular acontece porque o corpo se prepara para “lutar ou fugir” quando a ansiedade ou o estresse se elevam. Se você passa grande parte do seu dia preocupado, é provável que o seu organismo esteja sempre tenso, esperando uma ameaça surgir.

Se você tem sofrido com os sintomas da ansiedade por um longo período, procure um psicólogo para confirmar o diagnóstico e conhecer possíveis tratamentos

Profissional Especialista

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha