fbpx

Quase 10% da população brasileira convive com o Transtorno de Ansiedade Generalizada, que afeta consideravelmente o cotidiano das pessoas. Por isso, uma das principais perguntas quando o diagnóstico desta doença vem à tona é: existe cura?

Existe tratamento. Geralmente a combinação do uso de medicamentos e a psicoterapia são as opções mais recomendadas para tratar a ansiedade.

Importante lembrar que, apesar dos sintomas parecerem incapacitantes, quando a ansiedade é diagnosticada e tratada adequadamente, é possível controlar esses sentimentos e voltar a desfrutar de uma vida plena.

O que é ansiedade ?

Ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, apreensão, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, de algo desconhecido ou estranho.

A ansiedade é uma resposta emocional provocada por medo. Portanto, medo “ é a avaliação de perigo; ansiedade é o estado de sentimento desagradável evocado quando o medo é estimulado”.Tanto o medo como a ansiedade envolvem uma orientação ao futuro do modo que questões de ” e se” ? predominam na mente humana.

Por exemplo: “E se eu não passar de ano?“, “E se eu não conseguir memorizar tudo?”, “E se eu não conseguir terminar o que o chefe pediu?”, “E se me der um branco na hora de falar?”, “E se as palpitações do meu coração provocarem um infarto?

Estamos sempre pensando de forma negativa e focando mais o negativo do que o positivo em nossos pensamentos e situações de vida.

A ansiedade faz com que as pessoas busquem tratamento para um estado aumentado de “nervosismo” ou agitação que traz sofrimento, trazendo problemas no trabalho, nos relacionamentos e nas atividades da vida diária.
Sintomas dos transtornos de ansiedade:

Aumento da frequência cardíaca
Palpitações
Falta de ar
Respiração rápida
Dor ou pressão no peito
Inquietação ou sensação de estar com ” os nervos a flor da pele”
Sudorese
Ondas de calor
Calafrios
Náusea
Dor de estômago
Diarreia
Tremor
Agitação
Formigamento ou dormência nos braços, nas pernas
Fadiga,
Tensão muscular
E outros.

O medo como avaliação automática básica de perigo é processo central em todos os transtornos de ansiedade. Ele se torna evidente em ataques de pânico também.


PsicoMed no Facebook

Tanto o medo quanto a ansiedade envolvem questões de orientação do indivíduo ao futuro de modo que questões de “ e se? ” tem uma predominância maior.

Se você já passou muitas vezes por isso, fique tranquilo, será difícil encontrar alguém nos dias de hoje que não experimentou medo ou se sentiu ansioso em relação a um evento ou situação iminente.
Algumas dicas para vencer o medo e ansiedade

Calma, respire agora lentamente e relaxe, você não está sozinho , várias pessoas em meu consultório de diversas idades já passaram e ainda estão enfrentando tal situação.

Comece tentando respirar bem lentamente contando de 1 a 3 e segurando o ar, depois solte bem lentamente pela boca. Faça isso sempre que sentir medo e ansiedade, pratique a respiração lenta por umas 3 ou 4 vezes por dia. Mas perceba o ar entrando nos pulmões .

Procure contemplar as coisas à sua volta, qualquer objeto que você ver, tente focar a sua atenção na cor, textura ,como é , o tamanho. Assim você vai distraindo a mente e focando em outras coisas, o que pode aliviar toda a tensão.

Procure fazer exercícios físicos, caminhadas pelo menos 3 vezes por semana e verá como se sentirá melhor e mais tranquilo.

Procure separar um tempo antes de dormir para relaxar, ouvir uma boa música e tente ao chegar em casa se desligar um pouco das questões do trabalho e foque na qualidade que você vai ter em estar com a família, filhos, amigos. Tente viver o momento presente, tire o foco das preocupações e concentre-se em coisas que lhe faça sentir bem, pense em imagens que lhe tranquilizem.

 

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp