Em 2017, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), através da Resolução Normativa nº 428, determinou que todos os planos de saúde com segmentação ambulatorial e por referência devem cobrir ao menos 40 sessões anuais com psicólogo. Essa conquista histórica garante o acesso à saúde mental de forma mais ampla e democrática, reconhecendo a importância do acompanhamento psicológico para o bem-estar individual e coletivo.

Passo a Passo para Acessar a Terapia Psicológica pelo Plano de Saúde:

  1. Consulta Médica: A jornada inicia com uma consulta médica. O profissional, seja clínico geral ou psiquiatra, realizará o diagnóstico e emitirá um encaminhamento formal recomendando o acompanhamento psicológico, caso identifique a necessidade.

  2. Verificação da Cobertura: O próximo passo é entrar em contato com a operadora do plano de saúde para confirmar a cobertura das sessões de terapia. A maioria das empresas exige a apresentação do encaminhamento médico e do comprovante de filiação ao plano para autorizar o início do tratamento.

  3. Escolhendo o Psicólogo: Com a cobertura confirmada, você tem a liberdade de escolher o psicólogo de sua preferência. É importante buscar um profissional qualificado e com experiência em abordar os desafios que você enfrenta.

  4. Sessões e Frequência: As sessões de terapia com psicólogo geralmente possuem duração de 50 minutos e podem ser realizadas individualmente ou em grupo. A frequência ideal é definida pelo psicólogo em conjunto com você, considerando suas necessidades e objetivos.

  5. Reembolso de Consultas: Caso o psicólogo escolhido não faça parte da rede credenciada da operadora, você tem a opção de solicitar o reembolso das sessões. O valor ressarcido varia de acordo com o plano contratado e as regras da operadora. Consulte a sua empresa para obter mais informações.

Situações Específicas de Cobertura Obrigatória:

A ANS define algumas situações em que a cobertura do tratamento psicológico por planos de saúde torna-se obrigatória, independentemente de um diagnóstico específico. São elas:

  • Transtornos Mentais Graves: Esquizofrenia, transtornos esquizotípicos e transtornos delirantes.
  • Transtornos de Humor: Depressão, transtorno bipolar e outros transtornos relacionados ao humor.
  • Fatores Psicológicos que Impactam a Saúde Física: Transtornos psicológicos que influenciam negativamente o tratamento de doenças físicas.

Carência e Prazos:

A carência para cobertura de terapia com psicólogo, em regra, é de 180 dias a partir da contratação do plano. No entanto, este prazo pode variar de acordo com o plano e operadora, por isso, é fundamental consultar as informações contratuais ou entrar em contato direto com a empresa para obter detalhes precisos.

Direitos do Beneficiário:

É importante lembrar que você, como beneficiário de um plano de saúde, possui direitos assegurados pela legislação. Caso tenha seu pedido de cobertura negado ou enfrente qualquer dificuldade no acesso à terapia, você pode buscar seus direitos através das seguintes medidas:

  • Reclamação na ANS: A Agência disponibiliza canais para que você registre sua reclamação e busque soluções.
  • Procon: O Procon de sua cidade também pode te orientar e auxiliar na resolução do problema.
  • Ação Judicial: Em casos mais complexos, ajuizar uma ação judicial pode ser necessário para garantir o seu direito à terapia.

Conclusão:

O acesso à terapia psicológica é um direito fundamental para o bem-estar mental e a qualidade de vida. Com a cobertura obrigatória pelos planos de saúde, essa ferramenta poderosa se torna mais acessível a todos. Através deste guia, você está munido das informações necessárias para usufruir desse direito e cuidar da sua saúde mental com autonomia e segurança.

Lembre-se:

  • A terapia psicológica é um processo individualizado e confidencial.
  • Buscar ajuda profissional não é sinal de fraqueza, mas sim de um passo importante para cuidar de si mesmo.
  • Você não está sozinho! Existem diversos profissionais e serviços disponíveis para te apoiar em sua jornada.

Cuide da sua saúde mental!

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Paciente Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha