O ChatGPT tem sido usado como terapeuta. Tentando se curar de traumas e resolver questões referentes à saúde mental, usuários da internet procuram a inteligência artificial (IA) como alternativa ao tratamento psicológico pelo baixo custo e fácil acesso. Conversamos com uma psicóloga para entender qual a influência da tecnologia na saúde mental humana.

Meses após o lançamento do ChatGPT, usuários das redes sociais começaram a compartilhar suas experiências com a ferramenta na internet. Alguns comentários inusitados chamaram a atenção. Se trata de pessoas que usaram o programa para tentar se curar de traumas psicológicos.

Pessoas estão indo às redes sociais dar depoimentos de suas experiências do ‘ChatGPT terapeuta’
Após a repercussão, houve um movimento maior de usuários cogitando o uso da IA para auxiliar sua saúde mental:

Conversamos com Juliana Vieira, doutora em Psicologia, para entender esse fenômeno e os problemas que envolvem utilizar uma ferramenta de inteligência artificial como terapeuta.
IA não é terapeuta e fontes consultadas podem não ser confiáveis

Para Juliana, a “inteligência artificial é uma estratégia bem interessante, porém não pode ser considerada um terapeuta”.

A profissional explica que, a grande questão em recorrer a uma máquina para auxiliar na saúde mental é que a IA pode não ser precisa na identificação do problema da pessoa, o que pode gerar ainda mais confusão no usuário.

“Não vejo problema em buscar (ajuda com a IA). A questão até agora não respondida é se as fontes são confiáveis ou não. É importante a pessoa filtrar as informações e confirmar em outros sites que têm informações científicas”.

Um dos argumentos das pessoas que buscam ajuda psicológica no ChatGPT é a acessibilidade. Por ter acesso gratuito e intuitivo, a pessoa pode apenas abrir o navegador e desabafar. Para a psicóloga Juliana Vieira, um terapeuta não pode ser substituído por uma máquina.

“Uma máquina pode ajudar, mas ainda o indicado é a psicoterapia com um profissional especializado, um psicólogo, no qual tem habilitação, conhecimento, ética e compromisso com o sigilo do seu paciente”.

Já que ainda não é confiável usar uma IA como terapeuta, qual seria a solução para as pessoas que não se sentem confortáveis em expôr seus problemas para um profissional convencionalmente?

“A solução é vencer as barreiras de chegar a um psicólogo. E há alguns anos já contamos com a psicoterapia on-line válida pelo Conselho Federal de Psicologia”.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha