fbpx

A notícia de que a OMS pretende classificar velhice como doença no CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) me faz pensar no quanto temos uma relação problemática tanto com a morte quanto com a onipotência.

Existe uma saga contra o envelhecimento e uma ilusão de que controlamos a natureza – porque nascer, crescer, envelhecer e morrer é um processo natural. O capitalismo, grande aliado na saga, ajuda para que tudo piore, desde sempre criando problemas e desejos para lucrar – “esconda seus cabelos brancos; use creme para rugas aos 25 anos; tome remédios para isso e aquilo; pague 200 mil dólares e congele seu corpo para ressuscitarmos no futuro!”.

Luciana Dadalto, advogada que pesquisa questões éticas de vida e morte, publicou um vídeo mais do que esclarecedor no seu Instagram. Ela cita que há muito tempo existem pesquisas e teorias apontando que envelhecimento é uma doença e pode ser freado. Assisti e fiquei confusa. Qual o objetivo de frear o envelhecimento? Controle? Satisfazer seu narcisismo e onipotência com a imortalidade? Mostrar que o ser humano é maior do que a vida em si?

Na hora pensei no texto de Freud (1915) chamado “Escritos sobre a Guerra e a Morte” onde é apontado que o inconsciente é incapaz de conceber a própria morte e por isso cada um de nós está convencido de sua imortalidade. Esse convencimento é perigoso, levando a ideias de que isso seria realmente possível através da ciência, impedindo o envelhecimento para uma vida imortal.


PsicoMed no Facebook

Essa eterna tentativa de driblar a velhice e a morte ainda vai custar muito caro, pois o preço de vender a ideia da juventude imortal é altíssimo e com essa história de velhice como doença a brecha é “Então eu posso NÃO ficar velho, não morrer de velhice”. Nem podemos imaginar o impacto dessa possibilidade no imaginário coletivo.

🌼 É doloroso pensar na nossa própria velhice, mas não é porque dói que temos que esconder e fingir que não existe, mesmo que não seja possível aceitá-la 100%. Negar que a gente VIVE e fica velho é um crime cruel, e a cada dia mais é isso que somos inclinados a fazer, por todo mundo, por todos os lados. 🌼

0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Especialidades

Algumas Cidades


PsicoMed no Facebook

Login

Whatsapp
Whatsapp