A notícia de que a OMS pretende classificar velhice como doença no CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde) me faz pensar no quanto temos uma relação problemática tanto com a morte quanto com a onipotência.

Existe uma saga contra o envelhecimento e uma ilusão de que controlamos a natureza – porque nascer, crescer, envelhecer e morrer é um processo natural. O capitalismo, grande aliado na saga, ajuda para que tudo piore, desde sempre criando problemas e desejos para lucrar – “esconda seus cabelos brancos; use creme para rugas aos 25 anos; tome remédios para isso e aquilo; pague 200 mil dólares e congele seu corpo para ressuscitarmos no futuro!”.

Luciana Dadalto, advogada que pesquisa questões éticas de vida e morte, publicou um vídeo mais do que esclarecedor no seu Instagram. Ela cita que há muito tempo existem pesquisas e teorias apontando que envelhecimento é uma doença e pode ser freado. Assisti e fiquei confusa. Qual o objetivo de frear o envelhecimento? Controle? Satisfazer seu narcisismo e onipotência com a imortalidade? Mostrar que o ser humano é maior do que a vida em si?

Na hora pensei no texto de Freud (1915) chamado “Escritos sobre a Guerra e a Morte” onde é apontado que o inconsciente é incapaz de conceber a própria morte e por isso cada um de nós está convencido de sua imortalidade. Esse convencimento é perigoso, levando a ideias de que isso seria realmente possível através da ciência, impedindo o envelhecimento para uma vida imortal.

Essa eterna tentativa de driblar a velhice e a morte ainda vai custar muito caro, pois o preço de vender a ideia da juventude imortal é altíssimo e com essa história de velhice como doença a brecha é “Então eu posso NÃO ficar velho, não morrer de velhice”. Nem podemos imaginar o impacto dessa possibilidade no imaginário coletivo.

🌼 É doloroso pensar na nossa própria velhice, mas não é porque dói que temos que esconder e fingir que não existe, mesmo que não seja possível aceitá-la 100%. Negar que a gente VIVE e fica velho é um crime cruel, e a cada dia mais é isso que somos inclinados a fazer, por todo mundo, por todos os lados. 🌼

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha