PsicoMed Saúde

Nostalgia, ressentimento, mágoa, arrependimento, remorso e culpa. Quase sempre esses sentimentos estão presos a um tempo que já se foi; são resquícios do passado. E, com relação a ele, não há o que se fazer. O passado é imutável.
Ciente disso, o que você pode mudar é a forma como lida com as lembranças desse passado e, principalmente, o que faz com o seu momento presente. Ficar preso ao que já foi é se permitir ser sugado para trás: uma escolha paralisante, com consequências geralmente dolorosas.
A psicoterapia é uma aliada importante, que pode atuar em duas linhas de ação: a primeira, na aceitação de que aquilo que já aconteceu está fora do alcance das nossas ações e que é preciso legitimar a dor vivida para deixar de ser escravizado por ela. A segunda, é trabalhar a consciência da importância de estar “presente no presente”.
O caminho precisa ser percorrido, a decisão de reconhecer e enfrentar as feridas precisa ser tomada, para que as dores reprimidas possam finalmente ser resolvidas. A partir daí, mesmo sabendo que não se escapa do passado e das marcas por ele deixadas, é possível seguir adiante. Podemos seguir cultivando lembranças saudáveis, como de um ente querido, lugares e momentos felizes, mas sem se prender a isso.
Certamente, pode-se aprender com muitas coisas que estão no passado e, a partir desses aprendizados, tomar melhores decisões, lidar de forma mais madura com as emoções e fazer bom uso das experiências vividas.
Ficar preso a um cenário hipotético, focando-se no “E se as coisas tivessem sido de tal forma?” ou “E se eu tivesse feito diferente?”, ou ainda “E se aquilo não tivesse me acontecido?”, coloca você em um lugar de paralisia, com a atenção voltada para um passado que não se pode mais mudar.
Em contrapartida, reconhecer e aceitar que as coisas não voltarão a ser como antes, coloca você em um lugar de ação. Este pode ser o primeiro movimento para deixar o passado passar, começando uma nova jornada, com maior preparo e abertura para uma vida mais feliz e equilibrada, no tempo em que ela realmente acontece: o presente.
 
0

Artigos relacionados

Leave a Comment

Siga as Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Curta nossa página

Tire dúvidas por WhatsApp
Whatsapp
Whatsapp

Login

Whatsapp
Whatsapp