Tratamento Sobre a Obesidade

Quando FARAH pensou nisso, em 2018 destacou que Organização Mundial da Saúde (OMS) havia iniciado suas pesquisas sobre o aumento estressante de pessoas com sobrepeso e obesidade, que dobrou na população do mundo pós-moderno e não condiz com as lutas psicológicas de quem estar em sofrimento com a impossibilidade encontrar um tratamento adequado oferecido em nossos sistemas psicológicos a toda as pessoas.

Neste caso, o objetivo é promover o bem-estar no tratamento da obesidade, com ênfase na equipe médica multidisciplinar na abordagem físicas psicológicas e sociais.

O mesmo autor relata que o problema emocional entre comer e compulsão alimentar é uma deficiência que pode ser ocasionada pela satisfação do paciente e pela recompensa de comer sem perceber o excesso de prazer associado ao objeto dos sentimentos. Psicologicamente, essa emoção está relacionada ao próximo tópico da meditação. (Páginas 41-57)

Entre os simbólicos descritos, o corpo é única linguagem direta com os alimentos.  Muitas vezes faz-se odiar ao sentir a sensação ruim que a comida maltrata o corpo. Na função simbólica do corpo, tem um significado que pode suprimir diretamente os sentimentos de opressão por um fenômeno do sujeito de mudar seus sentimentos de ódio que sente por alguém é a metáfora que abusa o corpo, é a compulsão de comer demais até passar mal.

“Eu amo isso até me sentir mal.” Esta frase resume: “A única pessoa com quem que se comparar é você no passado. É a única pessoa melhor que você deveria ser é isso que você é agora. ” Sigmund Freud

Normalmente as pessoas preocupam-se com sentimentos de insatisfação, depreciação, distorção da imagem do próprio corpo, o que é um fenômeno inconsciente decorrente da imposição social. (BERG 2008)

Referências

BERG, Raquel. Uma análise freudiana da obesidade. Biblioteca 24horas, 2008.

Farah, J. F. Santos e Castanho, Pablo Dimensões psíquicas do emagrecimento: por uma compreensão psicanalítica da compulsão alimentar. Revista Latino-americanas de Psicopatologia Fundamental [online]. 2018, v. 21, n. 1 [. Acessado 27 Maio 2021], pp. 41-57. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1415-4714.2018v21n1p41.4>. ISSN 1984-0381. https://doi.org/10.1590/1415-4714.2018v21n1p41.4.

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha