Os avanços tecnológicos que envolvem a inteligência artificial (IA) têm assustado algumas pessoas e entusiasmado outras. Uma das mais polémicas criações é o ChatGPT. Mas então, o que é isso do ChatGPT?

ChatGPT significa “Chat Generative Pre-training Transformer”, trata-se de um modelo de linguagem de inteligência artificial que tem como objetivo imitar a conversação humana, utilizando uma grande quantidade de dados da internet. No fundo, é um chat onde trocamos mensagens com um computador super inteligente.

E o que é que o ChatGPT tem a ver com psicoterapia? Bem, nos últimos anos, tem havido uma tendência crescente de usar chatbots como forma de terapia, especialmente para aquelas pessoas que numa fase inicial hesitam em procurar a psicoterapia.

O ChatGPT pode ser programado para responder de forma compreensiva e sem julgamento, e também pode fornecer recursos e encaminhamento para profissionais de saúde mental, se necessário. Obviamente, é importante observar que os chatbots nunca devem substituir a psicoterapia, mas podem ser um complemento útil ou um ponto de partida para quem precisa.

Além disso, o ChatGPT também pode ser usado em pesquisas para entender melhor o comportamento e a cognição humana. Por exemplo, os investigadores na área da psicologia podem usá-lo para analisar padrões no uso da linguagem e identificar temas ou tópicos comuns sobre os quais as pessoas tendem a falar. Isso pode ajudar-nos na compreensão de coisas como normas sociais, valores culturais e experiências emocionais.

Claro que o ChatGPT pode não ter um corpo físico ou um diploma em psicologia, mas o que ele tem é uma vasta quantidade de conhecimento.

Pense da seguinte forma: quando está a ter um dia mau, às vezes tem demasiadas perguntas e gostava de obter respostas rápidas e o ChatGPT pode fazer isso. Ele também pode fornecer informações baseadas em evidências sobre diferentes condições de saúde mental e sugerir estratégias de enfrentamento nas quais talvez não tenha pensado antes.

Mas claro, o ChatGPT não substitui a conexão humana. E o mais certo é dar-lhe alguns pontos e estratégias genéricas e encaminhá-lo se for o caso, para um psicólogo. E é aí que entra a psicoterapia.

A psicoterapia, é uma forma de tratamento que envolve conversar com um profissional de saúde mental sobre os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos. É um processo colaborativo que pode ajudá-lo a identificar e mudar os padrões que estão a causar sofrimento.

Agora, eu sei que a psicoterapia pode ser intimidante. Não é fácil abrir-se para um estranho sobre os seus medos e inseguranças mais profundas. E é perfeitamente normal, sentir essa timidez e receio, ao mesmo tempo é mais simples do que parece. Nós psicólogos estudamos abordagens, métodos e técnicas para saber como ajudá-lo a sentir-se confortável, tranquilo e permitir que a conversa flua naturalmente.

Ou seja, o ChatGPT pode ser uma ferramenta útil para aprender sobre saúde mental, mas não substitui a relação humana. As pessoas são únicas e complexas, a comunicação verbal e não-verbal, que inclui comportamentos, tom de voz, congruência emocional, e o relacionamento que construo com a pessoa à minha frente constitui uma grande parte da compreensão do problema.

Na minha perspetiva, e usando uma analogia. A inteligência artificial é como uma máquina de lançar bolas de ténis, que arremessa bolas contra si enquanto treina os seus movimentos (smash, swing etc). Ela cumpre o seu propósito, mas será que por ela existir diminui a experiência do jogo de ténis com outra pessoa?

A máquina até pode fazer com que tenha um swing melhor e até pode levar a que se desfrute melhor do jogo devido a essa prática.

Mas nada substitui um jogo entre duas pessoas. A meu ver pode atuar como um complemento sim, mas são coisas diferentes. O jogo engloba muitos fatores, fatores esses que não conseguem ser facilmente reproduzidos

Deixe uma resposta

Redes Sociais!

Uma plataforma que conecta psicólogos e pacientes, possibilitando atendimentos online e presenciais.

© PsicoMed Doctor Psi, LLC. All rights reserved.

Fale com o atendimento
Whatsapp
Whatsapp

Olá, visitante

Entre em sua conta

Ainda não tem cadastro? Abra conta grátis

Olá, visitante

Você tem interesse em um
orçamento de consulta

Receba grátis o contato com o valor
personalizado para a sua consulta hoje mesmo!

Form Apoiar

Olá, visitante

Olá, visitante

Editar Perfil

Ver Perfil Profissional, Editar, Inserir fotos

Chats

Mensagens de chats com pacientes

Notificações

Estatísticas de acesso de visitantes

Feed de Notícias

Posts na timeline dos pacientes

Publicar no Blog

Aumente o alcance de seu perfil

Painel Encaminha

Lista de encaminhamentos

Painel Ads

Gerenciamento de anúncios no Google

Plano Premium

Seu perfil em destaque na plataforma

Painel Financeiro

Sua conta Premium

Minha Conta

Gerenciar conta, alterar senha