A terapia conjugal é uma modalidade de atendimento psicoterapêutico que auxilia no desenvolvimento e melhora do bem estar na relação do casal, seja este um namoro, casamento ou até mesmo processo de reconciliação ou divórcio. Esta terapia, assim como a individual, não precisa ser vista como uma medida extrema a ser tomada assim como era vista décadas atrás, para “reparar” danos que já estão estabelecidos.
O psicólogo atua como mediador e facilitador na comunicação entre o casal, tendo uma postura neutra diante dos conflitos e auxiliando o casal a desenvolver recursos próprios para lidar com suas demandas. Há também o intermédio através de técnicas e ferramentas. Assim como na terapia individual, a sessão tem a duração de 50min, podendo ser realizada uma vez por semana. O conselho federal de psicologia aprova o atendimento na modalidade online também.
A realidade é que todo casal tem problemas, alguns mais fáceis e outros mais difíceis de buscar uma solução. As vezes o casal ou apenas uma parte da relação, esta envolvida ou machucado demais emocionalmente, e isso acaba restringindo a visão que se tem para buscar a melhor resolução, o terapeuta com uma postura neutra pode auxiliar na reintegração de cada um na relação, recuperando o diálogo mais sincero e ampliando as possíveis resoluções diante de um conflito.
E quando devo procurar?
A terapia para casais não precisa ser feita apenas quando as mágoas e ressentimentos já estão a flor da pele, ela pode auxiliar ainda no início dos conflitos. Não deixe que discussões e desentendimentos se tornem ciclos repetitivos em sua relação. A sessão é um espaço de acolhimento e de desabafo, onde pode ser buscado em casal uma saída do sofrimento e dos problemas existentes.